Pessach


     Do primeiro até o último dia de pessach "Pascoa", nos momentos de estudos do livro do Êxodo "Livro de Shemot" que remonta a história de nossos antepassados que foram libertados a 33 seculos atrás, nós não só relembramos, mas vivemos esses dias da mesma forma, passando os dias das festividades comendo o matsá, o pão ázimo, as ervas amargas da opressão. Mesmo sabendo que essa é uma historia judaica, ela foi adotada por muitos que dizem pertence-la. Quando os americanos conquistaram sua liberdade após lutarem com os britânicos, Thomas Jefferson a comparou ao Êxodo. Quando os afro-americanos marcharam pela liberdade, cantaram as palavras de Moshê: :Deixe meu povo ir." Mais recentemente, inspirou a Teologia da Libertação na América do Sul. É uma das narrativas mais notáveis sobre esperança e realmente ajudou a mudar o mundo."

Veja mais...



54 comentários:

  1. Muitíssimo interessante Mundocomamaosdeseda, nunca tinha parado para pensar na bíblia como um livro de leis e histórico, isso vai de encontro com a pensamento daqueles que acham que a biblia é religião. na verdade nunca gostei da biblia por causa dessa ideia de que é religião, mas depois desse resumo da pascoa de vocês observei o que você quis dizer com conceito de religião ocidental. Muito bom, ou procurar mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Midian legal ficar sabendo de algumas coisas do povo judaico, nunca tinha ouvido falar em Pessach que tem vários significados, é sempre bom vir aqui e ficar sabendo um pouco mais do seu povo, Midian bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessach é o que os cristãos denominam por pascoa, mas que você viu que nada tem haver!

      Excluir
  3. Eu nao sabia o que era pessach até agora, mesmo já tendo escutado muita gente falar sobre..
    gostei muito de ler a história e o porque do nome.
    Adorei o post! Adoro aprender novas coisas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu né Amaro em conhecer outras culturas!!!! Ele é doce ou salgado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pão Azimo? tem gosto nenhum rrsrsrs, mas acompanhado com charozet fica muito bom!

      Excluir
  5. Eu não conhecia, obrigada por compartilhar com a gente...a música de fundo combinou super com o post, bjus

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante seu post, adorei!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  7. Desconhecia todas essas informações e diferenças, muito bom saber mais sobre. Preciso dizer que este pão asmo parece ser ótimo! Adorei a postagem e o blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih julia na realidade o pão Azimo não tem sabor nenhum "eu acho" mas ha quem ache delicioso, mas tem um textura maravilhosa confesso, na festividade é sempre acompanhada com charozet ai sim vc come o pão azimo que quando acabo chora por mais rsrsrsrsr. Bjos e obrigado pelo visita!

      Excluir
  8. Que legal, eu nunca tinha ouvido falar de "Pessach", pra mim foi uma novidade, gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessach é o que o cristãos denominam por Pascoa judaica, mas com o significa que nada tem haver!

      Excluir
  9. Boa tarde, como vai?
    Gostei bastante do seu post, pois achei bem interessante já que ainda nao conhecia nada sobre essa cultura.
    Vou acessar ao site indicado pois achei bem interessante a pessach. beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, muito bom saber mais sobre a páscoa, é um dos momentos que gosto muito não só por causa de chocolate (também, pois amo) mas é nessa época que vem tanta historia bíblica e que faz parte de nos e é sempre bom lembrar e refletir sobre tudo. Gostei bastante que você disponibilizou vídeos sobre alimento para a páscoa. bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    que interessante, é sempre bom a gente descobrir coisas diferentes de outras culturas.
    Não conhecia o Pessach e principalmente os alimentos dessa época. Fiquei bem curiosa com os pães com fermento não podem ser ingeridos bem curioso pra mim.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Helane o pão Azimo é original do deserto semitico, sendo que o dessa época para relembrar que ao sair do egito o pão não deu tempo fermentar, se repete a mesma ação. Bjocas!

      Excluir
  12. Que postagem super interessante!!! :)
    Não sabia o significado da Pessach e achei super diferente!
    É muito bom saber da história e cultura de outros lugares! ♡
    Muito rico em detalhes seu post! Gostei demais de saber mais sobre essa cultura tão rica!
    Beijos ♡
    Lilica

    ResponderExcluir
  13. Puxa amada gostei muito de poder conhecer um pouco mais! gostei do vídeo!muito interessante!
    Feliz Páscoa!
    Beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  14. Que legal, não sabia o que era. Acho bem legal aprender coisas novas, amei o post.


    http://missdiva.com.br/


    ResponderExcluir
  15. Interessante conhecer um pouco sobre o Pessach e suas diferenças da páscoa na tradição ocidental. Acho muito importante conhecer os costumes de cada povo e sua história. As músicas da sua playlist estão maravilhosas, fiquei por aqui um bom tempo ouvindo. Adorei.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu não tenho muito conhecimento sobre a cultura judaíca, se é que posso denominar assim. Mas adorei esse post, saber como cada religião ver a Páscoa e a trata é muito interessante e bacana. Fiquei realmente muito feliz de conhecer mais e queria até conhecer mais alguns detalhes. Parabéns pelo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Alice se denominaria Cultura judaica mesmo, pois só passou-se a ser chamada de religião depois da segunda guerra. O Site Chabad.com tem muita coisa. Quiser da uma olhadinha! bjos!

      Excluir
  17. Nossa que diferente ! Normalmente não temos noção de outras culturas e sendo essa uma data tão especial com certeza vale a pena toda atenção ! Parabéns pelo post. Beijos

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
  18. Amei, sabia um pouco sobre a pessach, mas agora muitas dúvidas que eu tinha foram sanadas, agradeço por isso. Amei o post e o seu blog, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Interessante saber que o calendário judaico é regido pela Lua ao invés do Sol. E eu como astróloga, sou curiosa e interessada nessas informações e sempre procuro ler e pesquisar a respeito...
    Cada religião com as suas tradições. Eu sou cristã e católica por influência familiar e da sociedade em que nasci, mas para ser sincera, não sigo à risca todos os costumes. Há coisas que fui questionando e que já não fazem muito sentido para mim. No entanto, gosto de saber. ;)

    http://magarosa3.blogspot.pt/
    (Rosa Rosa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ache interessante minha MAGA, mas uma coisa para te acrescentar Judaísmo não é religião, o status passou existir depois da segunda guerra, pois como houve o holocausto o status politico de religião de certa forma protegeu mais o povo Judeu. O certo mesmo seria povo Judeus.. e você esta muito certo quanto aos custumes/leis/mandamentos/constituição judaica não é para todo mundo, só pra você ter noção dentro do povo judeus tem mandamentos designados para homens e mulheres.Tipo para que eu como mulher vou seguir mandamentos que são para homens e vise versa sabe... Bjoconas minha MAGA!

      Excluir
  20. Que bacana eu não sabia dessa informação, obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  21. Estive errada esse tempo todo! Seu post é muito importante e está bem explicado, parabéns

    ResponderExcluir
  22. Acho linda a história do povo judeu, principalmente quando explanada a fundo como a história da páscoa. Independente se a festa é judaica ou cristã, é um ótimo momento para reflexão e introspecção, para que possamos crescer como pessoas melhores. Tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  23. Acho linda essa tradição cheia de simbolismos...
    Tão fiel e real. Toca fundo no coração!

    ResponderExcluir
  24. É sempre bom a gente aprender mais sobre outras tradições e culturas além das nossas.Excelente postagem!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  25. oi querida,interessante o significado da Páscoa para o povo judeu,obrigada por compartilhar essas informações,bjus.

    ResponderExcluir
  26. Oi,
    Gostei muito de saber a diferença da páscoa cristã para a páscoa judaica.
    Eu li em algum lugar que os judeus não veem Jesus como o Messias, por isso eles não comemoram a páscoa como os cristãos.
    Com certeza um ótimo post.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada haver isso Marcia, os judeus não comemoram a pascoa como os cristão, porque não são cristãos simples assim linda, assim como o budismo, o islamismo e etc não comemoram as mesmas coisas, porque são coisas completamente diferentes, Até o nome "PASCOA" Judaica não é o nome certo, pois "Pascoa" significa Paixão/sofrimento e o nome certo é PESSACH que é Pulo/salto. Quanto ao "messias" para ser mais fácil entender o "messias" dentro do contexto bíblico original Judaico "falo do original hebraico secVII a.e.c sem versões" tem um significado bem diferente do cristão, enquanto para o cristão messias vem a partir do conceito gregoromano que significa deus, filho de deus, salvador e redentor, ou cristo"aquele que sofre" o conceito biblico original hebraico do antigo testamento quer dizer "Ungido para algo" seja para Rei, para Sacerdote, Rabino, professor e por ai vai, ou seja se você é designado para alguma função "você foi ungido para aquilo" A igreja com o passar do tempo mudou muito os significados das palavras e essa foi uma delas... Bjoquitas Linda!

      Excluir
  27. Bem interessante. Eu já sabia dessa diferença, pois gosto de pesquisar e conhecer outras culturas e tradições. Achei o post bem explicativo e interessante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Que legal saber dessas informações !

    ResponderExcluir
  29. que legal deve ser muito bom gostei de conhecer

    ResponderExcluir
  30. Adoro esse seus posts esclarecedores sobre o significado de algumas palavras ou alguns fatos sobre o povo judeu!Muito bom!Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Nossa, que interessante! Gostei muito de saber sobre as tradições nesta época de páscoa!

    ResponderExcluir
  32. Olá Midian!Gosto de vir aqui pois sempre adquiro conhecimentos,gostei de saber sobre estes significados diferentes,interessante não consumir alimento com fermento.Bjs

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante você repassar esse conhecimento, realmente é bem diferente do que costumamos pensar.

    ResponderExcluir
  34. que linda cultura me surpriendo com comidas e costumes

    ResponderExcluir
  35. É legal saber dessas coisas, aumenta ainda mais nossos conhecimentos e faz com que podemos ter a curiosidade em querer saber mais (assim penso eu)
    Obrigado por compartilhar

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante. Eu sou cristã e já tinha ideia de que existia uma diferença entre esses dois termos, mas muitos confundem mesmo. Achei muito legal o texto e o vídeo vou ver depois. ^^
    Um abração.

    ResponderExcluir
  37. Como é diferente as crenças, tenho de confessar que não conhecia nada sobre a páscoa judaica.
    Sempre que entro aqui aprendo um pouco!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  38. Menina, que descoberta maravilhosa sobre a palavra Pessach. Eu realmente não a conhecia, e muito menos o seu significado. Cada cultura com suas crenças e costumes tão diferentes uns dos outros, mais no final tudo tem o mesmo nome, celebração, ou comemoração.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema e a confusão. Não tem o mesmo nome.. os nomes são diferentes e os significados também, e se celebras coisas diferentes também!

      Excluir
  39. Oi,amiga!!!
    Que legal saber mais cultura aqui no seu blog.Interessante o significado da palavra PESSACH.
    Você sempre nos trazendo assuntos interessantes para que possamos saber mais!! Parabéns pelo post.Bjsss

    ResponderExcluir
  40. Gostei muito do post traz detalhes importantes sobre o "pão azimo" que eu nao sabia!bjs

    ResponderExcluir
  41. Gostei de saber mais um pouco da cultura judaica bjs

    ResponderExcluir

Instagram