Pessach, O que é? Chama-la de Páscoa Judaica é certo?

праздничные украшения и скульптуры
A lei da arte Mais informações!
Compartilhar: 💚

Quero fazer um Orçamento pelo whatsapp agora!"
Pessach 2021. A partir do início da noite: sábado , 27 de março Até o início da noite: domingo , 4 de abril

    Respondendo a perguntas, hoje resolvi fazer uma postagem um pouco diferente do habitual, e vou responder algumas perguntas sobre o que é a aquilo que as pessoas chamam de Pascoa Judaica, pois muitas clientes e alunas quando descobrem minha cultura me enchem de pergunta e tenho o maior prazer em responde-las. A algumas perguntas eu consigo responder ,mas outras acabo por perder as mensagens no meio de atendimentos que tenho que fazer. Então resumi o assunto de Pessach para vocês, e antes de responder a primeira já adianto que "Pascoa Judaica não existe" é isso mesmo.  
    E já que você esta lendo essa postagem, a partir de hoje não chame mais essa festa judaica de "Pascoa judaica" pois esse não é nem o nome, nem o significado dela, é como falar que o sal é doce, ou que o açúcar é salgado! Só cabe a esse nome a festa cristã, vamos chamar cada qual do nome certo!

Então quer dizer que chamei o nome dessa festa errada todo esse tempo?

    Sim! Por que Pascoa é uma palavra romana que significa paixão/sofrimento e é uma palavra inexistente na Bíblia judaica com relação a esse evento pois a biblia judaica "Antigo testamento é escrito originalmente em hebraico e aramaico e não em latim ou grego, e o nome de pascoa nada tem haver com essa festa judaica"... 
    Páscoa é uma festa exclusivamente cristã e esta descrita no novo testamento, descreve a morte e ressurreição do homem que denominou sua crença. A pascoa não existe no antigo testamento por não ser uma festa Judaica, se seu Antigo testamento tem algo denominado por pascoa.. isso significa que sua bíblia é mais uma com a tradução errada. Em seu novo testamento pode continuar como Pascoa, mas no antigo testamento é PESSACH palavra de significado bem diferente!

Mas como devo chamar essa FESTA JUDAICA?

     A palavra certa para a festa ou o evento bíblico é "PESSACH" que significa "Salto" pois o anjo da morte saltou a casa dos hebreus afetando apenas os primogênitos do Egito! Não indicarei versículos então leia Exodo/Shemot inteiro para entender A SAÍDA DO POVO HEBREU DO EGITO!

   A festa também tem alguns outros significados como festas das mazots, que quer dizer festa dos pães ázimos (Pão feito as pressas/ não fermentado), rememorando que ao saírem do Egito fizeram pães que não deram tempo fermentar. Também significa festa da liberdade pois rememora a libertação do povo de Israel do cativeiro egípcio.
  Uma diferença também esta na data, pois o calendário judaico é regido pela lua, e é sempre na lua cheia do mês de Nisan, e nem sempre cai no mesmo dia ou semana da pascoa cristã "Ano de 2020 de 8 a 16 de abril!"" mas nem sempre cai na mesma data pois as festa judaicas não seguei o calendário gregoriamo, Esse que tem 12meses com 356dias.
  Outra diferença é o sacrifício de pessach que nada tem haver com expiação de pecados como a tradição ocidental prega, pois o sacrifício resume-se ao sagrado oficio de matar o animal, no caso o carneiro, queimar a gordura e comer a carne na refeição, assim como se fez na saída do Egito, para mostrar que o animal que os egipcios cultuava (O caprino) era comido pelo hebreus e que um deus egipcio de forma de carneiro não era um deus para os hebreus. Existem outras  diferenças que todos deveriam saber, mas não esmiuçarei aqui.

Não vá embora. Depois da Publicidade tem mais...

Quais os alimentos comidos nessa data?

  Existe alimentos especifico para cada festividade judaica, em Pessach entre elas esta a tradicional mazot "pão azimo", e é terminantemente proibido o consumo que alimento que contem fermento ou que em contato com a água venha fermentar "isso proveniente do trigo". Quer saber mais acesse Chabad.com!


Não vá embora. Depois da Publicidade tem mais...

Resultado de imagem para pessach

Gostaram, dá uma curtida, compartilha, mostre que agora sabe qual o significado real dessa festa biblica!!




Gostou? Peça um orçamento desse produto agora!


""❤️Quem abriu essa página também visitou!

Cultura

Diversos

Judaismo

Pessach

Postagens


Deixe seu comentário abaixo!

71 comments:

  1. Anitta Sousa12:01

    Muitíssimo interessante Mundocomamaosdeseda, nunca tinha parado para pensar na bíblia como um livro de leis e histórico, isso vai de encontro com a pensamento daqueles que acham que a biblia é religião. na verdade nunca gostei da biblia por causa dessa ideia de que é religião, mas depois desse resumo da pascoa de vocês observei o que você quis dizer com conceito de religião ocidental. Muito bom, ou procurar mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Midian legal ficar sabendo de algumas coisas do povo judaico, nunca tinha ouvido falar em Pessach que tem vários significados, é sempre bom vir aqui e ficar sabendo um pouco mais do seu povo, Midian bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessach é o que os cristãos denominam por pascoa, mas que você viu que nada tem haver!

      Excluir
  3. Eu nao sabia o que era pessach até agora, mesmo já tendo escutado muita gente falar sobre..
    gostei muito de ler a história e o porque do nome.
    Adorei o post! Adoro aprender novas coisas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu né Amaro em conhecer outras culturas!!!! Ele é doce ou salgado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pão Azimo? tem gosto nenhum rrsrsrs, mas acompanhado com charozet fica muito bom!

      Excluir
  5. Eu não conhecia, obrigada por compartilhar com a gente...a música de fundo combinou super com o post, bjus

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante seu post, adorei!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  7. Desconhecia todas essas informações e diferenças, muito bom saber mais sobre. Preciso dizer que este pão asmo parece ser ótimo! Adorei a postagem e o blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih julia na realidade o pão Azimo não tem sabor nenhum "eu acho" mas ha quem ache delicioso, mas tem um textura maravilhosa confesso, na festividade é sempre acompanhada com charozet ai sim vc come o pão azimo que quando acabo chora por mais rsrsrsrsr. Bjos e obrigado pelo visita!

      Excluir
  8. Que legal, eu nunca tinha ouvido falar de "Pessach", pra mim foi uma novidade, gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessach é o que o cristãos denominam por Pascoa judaica, mas com o significa que nada tem haver!

      Excluir
  9. Boa tarde, como vai?
    Gostei bastante do seu post, pois achei bem interessante já que ainda nao conhecia nada sobre essa cultura.
    Vou acessar ao site indicado pois achei bem interessante a pessach. beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, muito bom saber mais sobre a páscoa, é um dos momentos que gosto muito não só por causa de chocolate (também, pois amo) mas é nessa época que vem tanta historia bíblica e que faz parte de nos e é sempre bom lembrar e refletir sobre tudo. Gostei bastante que você disponibilizou vídeos sobre alimento para a páscoa. bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    que interessante, é sempre bom a gente descobrir coisas diferentes de outras culturas.
    Não conhecia o Pessach e principalmente os alimentos dessa época. Fiquei bem curiosa com os pães com fermento não podem ser ingeridos bem curioso pra mim.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Helane o pão Azimo é original do deserto semitico, sendo que o dessa época para relembrar que ao sair do egito o pão não deu tempo fermentar, se repete a mesma ação. Bjocas!

      Excluir
  12. Que postagem super interessante!!! :)
    Não sabia o significado da Pessach e achei super diferente!
    É muito bom saber da história e cultura de outros lugares! ♡
    Muito rico em detalhes seu post! Gostei demais de saber mais sobre essa cultura tão rica!
    Beijos ♡
    Lilica

    ResponderExcluir
  13. Puxa amada gostei muito de poder conhecer um pouco mais! gostei do vídeo!muito interessante!
    Feliz Páscoa!
    Beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  14. Que legal, não sabia o que era. Acho bem legal aprender coisas novas, amei o post.


    http://missdiva.com.br/


    ResponderExcluir
  15. Interessante conhecer um pouco sobre o Pessach e suas diferenças da páscoa na tradição ocidental. Acho muito importante conhecer os costumes de cada povo e sua história. As músicas da sua playlist estão maravilhosas, fiquei por aqui um bom tempo ouvindo. Adorei.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu não tenho muito conhecimento sobre a cultura judaíca, se é que posso denominar assim. Mas adorei esse post, saber como cada religião ver a Páscoa e a trata é muito interessante e bacana. Fiquei realmente muito feliz de conhecer mais e queria até conhecer mais alguns detalhes. Parabéns pelo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nossa que diferente ! Normalmente não temos noção de outras culturas e sendo essa uma data tão especial com certeza vale a pena toda atenção ! Parabéns pelo post. Beijos

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
  18. Amei, sabia um pouco sobre a pessach, mas agora muitas dúvidas que eu tinha foram sanadas, agradeço por isso. Amei o post e o seu blog, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Interessante saber que o calendário judaico é regido pela Lua ao invés do Sol. E eu como astróloga, sou curiosa e interessada nessas informações e sempre procuro ler e pesquisar a respeito...
    Cada religião com as suas tradições. Eu sou cristã e católica por influência familiar e da sociedade em que nasci, mas para ser sincera, não sigo à risca todos os costumes. Há coisas que fui questionando e que já não fazem muito sentido para mim. No entanto, gosto de saber. ;)

    http://magarosa3.blogspot.pt/
    (Rosa Rosa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ache interessante minha MAGA, mas uma coisa para te acrescentar Judaísmo não é religião, o status passou existir depois da segunda guerra, pois como houve o holocausto o status politico de religião de certa forma protegeu mais o povo Judeu. O certo mesmo seria povo Judeus.. e você esta muito certo quanto aos custumes/leis/mandamentos/constituição judaica não é para todo mundo, só pra você ter noção dentro do povo judeus tem mandamentos designados para homens e mulheres.Tipo para que eu como mulher vou seguir mandamentos que são para homens e vise versa sabe... Bjoconas minha MAGA!

      Excluir
  20. Que bacana eu não sabia dessa informação, obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  21. Estive errada esse tempo todo! Seu post é muito importante e está bem explicado, parabéns

    ResponderExcluir
  22. Humm parece ser bem gostosos.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  23. Acho linda a história do povo judeu, principalmente quando explanada a fundo como a história da páscoa. Independente se a festa é judaica ou cristã, é um ótimo momento para reflexão e introspecção, para que possamos crescer como pessoas melhores. Tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  24. Acho linda essa tradição cheia de simbolismos...
    Tão fiel e real. Toca fundo no coração!

    ResponderExcluir
  25. É sempre bom a gente aprender mais sobre outras tradições e culturas além das nossas.Excelente postagem!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  26. oi querida,interessante o significado da Páscoa para o povo judeu,obrigada por compartilhar essas informações,bjus.

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    Gostei muito de saber a diferença da páscoa cristã para a páscoa judaica.
    Eu li em algum lugar que os judeus não veem Jesus como o Messias, por isso eles não comemoram a páscoa como os cristãos.
    Com certeza um ótimo post.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada haver isso Marcia, os judeus não comemoram a pascoa como os cristão, porque não são cristãos simples assim linda, assim como o budismo, o islamismo e etc não comemoram as mesmas coisas, porque são coisas completamente diferentes, Até o nome "PASCOA" Judaica não é o nome certo, pois "Pascoa" significa Paixão/sofrimento e o nome certo é PESSACH que é Pulo/salto. Quanto ao "messias" para ser mais fácil entender o "messias" dentro do contexto bíblico original Judaico "falo do original hebraico secVII a.e.c sem versões" tem um significado bem diferente do cristão, enquanto para o cristão messias vem a partir do conceito gregoromano que significa deus, filho de deus, salvador e redentor, ou cristo"aquele que sofre" o conceito biblico original hebraico do antigo testamento quer dizer "Ungido para algo" seja para Rei, para Sacerdote, Rabino, professor e por ai vai, ou seja se você é designado para alguma função "você foi ungido para aquilo" A igreja com o passar do tempo mudou muito os significados das palavras e essa foi uma delas... Bjoquitas Linda!

      Excluir
  28. Bem interessante. Eu já sabia dessa diferença, pois gosto de pesquisar e conhecer outras culturas e tradições. Achei o post bem explicativo e interessante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Que legal saber dessas informações !

    ResponderExcluir
  30. que legal deve ser muito bom gostei de conhecer

    ResponderExcluir
  31. Adoro esse seus posts esclarecedores sobre o significado de algumas palavras ou alguns fatos sobre o povo judeu!Muito bom!Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Nossa, que interessante! Gostei muito de saber sobre as tradições nesta época de páscoa!

    ResponderExcluir
  33. Olá Midian!Gosto de vir aqui pois sempre adquiro conhecimentos,gostei de saber sobre estes significados diferentes,interessante não consumir alimento com fermento.Bjs

    ResponderExcluir
  34. Muito interessante você repassar esse conhecimento, realmente é bem diferente do que costumamos pensar.

    ResponderExcluir
  35. que linda cultura me surpriendo com comidas e costumes

    ResponderExcluir
  36. É legal saber dessas coisas, aumenta ainda mais nossos conhecimentos e faz com que podemos ter a curiosidade em querer saber mais (assim penso eu)
    Obrigado por compartilhar

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  37. Muito interessante. Eu sou cristã e já tinha ideia de que existia uma diferença entre esses dois termos, mas muitos confundem mesmo. Achei muito legal o texto e o vídeo vou ver depois. ^^
    Um abração.

    ResponderExcluir
  38. Como é diferente as crenças, tenho de confessar que não conhecia nada sobre a páscoa judaica.
    Sempre que entro aqui aprendo um pouco!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  39. Menina, que descoberta maravilhosa sobre a palavra Pessach. Eu realmente não a conhecia, e muito menos o seu significado. Cada cultura com suas crenças e costumes tão diferentes uns dos outros, mais no final tudo tem o mesmo nome, celebração, ou comemoração.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema e a confusão. Não tem o mesmo nome.. os nomes são diferentes e os significados também, e se celebras coisas diferentes também!

      Excluir
  40. Oi,amiga!!!
    Que legal saber mais cultura aqui no seu blog.Interessante o significado da palavra PESSACH.
    Você sempre nos trazendo assuntos interessantes para que possamos saber mais!! Parabéns pelo post.Bjsss

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito do post traz detalhes importantes sobre o "pão azimo" que eu nao sabia!bjs

    ResponderExcluir
  42. Gostei de saber mais um pouco da cultura judaica bjs

    ResponderExcluir
  43. Amada linda gosto muito de vir aqui! eu aprendo muito, obrigado por compartilhar ensinamentos, beijinhosssssssssssss

    ResponderExcluir
  44. Muito bom saber sobre a páscoa judaica, interessante saber o que é Pessach, tem muitas coisas judaicas que não sabemos, e é importante ficar sabendo como os judaicos celebram a páscoa, bjs.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo16:03

    Gostei de saber mais sobre o Pessach, agora não confundo mais com a páscoa

    ResponderExcluir
  46. deve ser muito gostoso isso gostaria de experimentar

    ResponderExcluir
  47. Gosto muito de conhecer um pouco mais sobre o significado do Passach. O post foi muito bem feito e conhecer outras culturas é muito importante, pois geralmente temos uma ideia errada do que realmente significam.

    ResponderExcluir
  48. oi linda,sempre é maravilhoso conhecer um pouco das tradições do povo judeu.O Pessach,eu desconhecia totalmente confesso,principalmente os alimentos,grata por esclarecer,bjo enorme.

    ResponderExcluir
  49. Muito interessante o significado de Pessach. Eu não tinha nenhum conhecimento sobre essa tradição, mais com a sua postagem consegui ter um maior entendimento sobre a cultura Judaica.

    ResponderExcluir
  50. Olá,amiga!!
    Que interessante amiga o Pessach, a culinária judaica é bem diversificada.Gostei de saber o significado do Pessach,é muito bom conhecer outros tipos de comidas de outros lugares. Bjss

    ResponderExcluir
  51. Querida eu já tinha feito um comentário neste post, mas como gosto de suas explicações e agora estou sabendo o significado, obrigada, beijinhos

    ResponderExcluir
  52. Ola tudo bem?
    Eu gostei de seu blog e também da aula de cultura Judaica.

    ResponderExcluir
  53. Nossa que interessante,amo conhecer outras religiões,crenças e costumes,amei seu Post e conhecer mais sobre a Páscoa judaica.

    ResponderExcluir
  54. Nossa quantas informações interessantes, confesso que muitas eu desconhecia e adorei saber mais. A cultura judaica é muito rica, obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  55. oi!
    Que interessante, gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a cultura do povo judaico..

    ResponderExcluir
  56. Eu vi nas redes pessoas falando feliz Pessach, confesso que não entendi o que significava, agora entendi o porque, gostei da tua informação, as vezes sem o devido conhecimento acabamos por dizer coisas sem muito fundamento ...

    ResponderExcluir
  57. Lembro de quando tive aula sobre isso na faculdade junto com outras religiões também. É bem bacana!

    ResponderExcluir
  58. Nossa que post interessante! Juro que não sabia a respeito mas achei fantástico. Vou até pesquisar mais a respeito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  59. Vamos facilitar as coisas "Pessach" não tem nada a ver com religião. É apenas o nome de Páscoa em português. Páscoa significa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja, sua ressurreição. Os hebreus chamam a Páscoa de "Pessach", não falamos errado, apenas em todos os lugares e´chamados de nome, facilitando o idioma deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não querida. Judeus não chamam Pessach de pascoa e sem bem disso "Sou Judia" estou no mundo Judaico, sei hebraico. Falam errado sim! Pergunte a um judeus "Vocês comemoram a pascoa" Vão te responder que não, que as pessoas chamam nossa festa de pascoa erroneamente.. Porém pessoas com teu conhecimento de caso "Por não ser judia nem esta no mundo judaico" vão achar mesmo que judeus Chamam PESSACH de pascoa é compreensível, sendo que nem a tradução nem o significado é o mesmo!

      Excluir