Impacto do Stress em nossa pele


        Na biologia quando estudamos Biofísica vemos neutromissores existentes na pele. Para melhor entendimento é como fossem unidades de transmissores que se comunicam todo o tempo para propror a pele um perfeito  funcionamento, se elas não se comunicam ocorrem um problema assim como as confusões e intrigas entre os seres humanos.          Sabendo disso , imaginem uma pessoas estressada, esses transmissores se comunicam de forma errada e desordenada. “As doenças de pele costumam aparecer nos cotovelos, joelhos, face e couro cabeludo. Fatores como estresse, infecção, problemas no trabalho ou no relacionamento, entre outros, podem ocasionar acne, psoríase e dermatite atópica”.
Um tipo classico de doença de pele é o fenomeno psicodermatose que está relacionado a doenças de pele causada por um fator psicológico.
 “A maioria das pessoas nem desconfia que a doença de pele possa ser causada pela falta de dinheiro, fim de relacionamento ou aborrecimento no trabalho”
Pensem agora nas Rugas "em relação a saúde ela é o de menos", mesmo assim é um problemão não é mesmo? Normalmente, quando a pessoa está estressada ela mantém o hábito de franzir a testa. Essa repetição de movimento com o tempo desencadeia as rugas. E quando os hormônios do estresse são liberados causam uma inflamação que acelera o processo de envelhecimento, favorecendo para o surgimento de rugas”
Doenças mais comuns originadas ou aumentada com o Estresse
Rugas
Além se ser consequência da idade o estresse aumenta em numero e rapidez

Acne
Limpeza de pele periódica ajuda. Procure um dermatologista
Vitiligo
A doença ainda não tem uma causa muito esclarecida, porém, os especialistas acreditam que o vitiligo está relacionado à produção inapropriada de anticorpos e linfócitos T.
“O vitiligo também pode ter como causa o estresse que afeta o sistema imunológico, fazendo com que o corpo comece a eliminar os pigmentos da pele”.
Dermatite atópica
“A causa da dermatite atópica não é conhecida
Apesar de o estresse não provocar esse tipo de dermatite, tem sido comprovado que ele pode piorá-la”
Dermatite Seborreica
Conhecida pelos nomes de seborreia, caspa ou eczema, a dermatite se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele, como por exemplo, nas axilas, virilhas e debaixo dos seios.
“A dermatite seborreica pode ser causada pelo estresse, fadiga, mudanças de temperatura, pele oleosa e não lavar os cabelos com frequência. O uso de cremes que contêm álcool pode aumentar o risco da doença”
Evite o estresse:
-Faça atividades físicas

-Não leve serviço para casa

- Aceite suas próprias limitações

-Não assuma compromissos em excesso

- Use o tempo adequadamente e não tenha pressa

- Seja tolerante consigo mesmo, não deixe fugir a liberdade própria. Se alguém tiver de ficar aborrecido, que não seja você. Saiba administrar seus relacionamentos.

11 comentários:

  1. Aí que medo meu Deus. Relaxar para ter uma bela pele.

    http://futuraindependente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É por isso que levo a vida na maior tranquilidade, por mais que surgem momentos dificeis eu to sempre tentando manter a calma pq sei q estresse só vai me trazer coisa ruim. Ótimo post!

    bjooo

    ResponderExcluir
  3. é verdade o stress interfere mesmo na pele, mas tambem na nossa vida né, quando estamos estressados parece que nosso corpo para, sentimos dores de cabeça, constipação, dores de estomago, em fim e parece que tudo começa a dar errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lia a pele faz parte de nossa vida, ela não se dissocia dela, então o stress não atingi só a pele, mas todo nosso organismo!

      Excluir
  4. oque eu mais preciso é fazertividades fisicas gostei muito dessas irformaçoes beijos

    ResponderExcluir
  5. COm certeza ..tudo influencia né amiga ... temos que cuidar!

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  6. A parte do estresse é a mais dificil rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei o post, eu sou uma pessoa super estressada aos 16 anos, tenho vários problemas por causa disso, eu tento ficar tranquila, porém muitas coisas me irritam :/ . Beijos da Mlle Beatriz

    ResponderExcluir
  8. Nossa adorei saber,seu post está incrível!Sou um pouco estressada confesso,mas agora vou tentar me policiar.Meu namorado sempre fala,não se estresse tanto,isso dá rugas kkk pior que ele tem razão né? beijokas mega

    ResponderExcluir
  9. Sou mega estressada, eu até tento me manter calma pois quando fico muito nervosa minha imunidade cai e vira uma bagunça, fico doente, gastrite ataca, enxaqueca e minha pele fica parecendo de adolescente kkkk nas as veses as pessoas com quem convivemos diariamente não ajuda, passo por isso toooooodooooss os dias kkkk Beijos :*

    ResponderExcluir