O Artesão da idade média

         A Humanidade esta longe de dar data a origem do artesanato, pois sabe-se que a capacidade de raciocínio do homem deu-lhe a possibilidade de inventar e inovar dependendo da situação em toda a evolução humana. 
          Pode-se relatar alguns momentos ou algumas citações na historia ocidental no período medieval quanto ao que se diz respeito ao artesão. 

           Na idade média a economia tinha como finalidade principal a subsistências do homem, ou seja, tinha-se em primeiro lugar a alimentação e o vestuário depois a moradia, e mesmo sendo hoje considerada arte, a costura naquela época não era considerada artesanato, não muito diferente de hoje. 

         Nesse período que falamos  data entre o século V ao XV, a igreja tinha grande poder, ela era a grande regedora da época, ditava tudo e todos, qualquer pessoa e qualquer situação, comandava e economia, a política, a religião, ela regia toda e qualquer opinião quanto ao pensamento da população, dizendo o que esse ou aquele cidadão deveria ser ou fazer. 
      Alguns caracteres religiosos eram aplicados a conduta, observe:“Há que lembrar aqueles que se entregam ao negócio e a mercadoria, que não devem desejar lucros terrestres mais que o reino de Deus” (Le Goff, 1995, p.127) Diante disso existia um fato interessante, enquanto a igreja achava que trabalhar era pecado, ou seja, o não trabalhar para o bem da igreja era pecado, os monges tinham no trabalho a fuga do pecado, pois ele os faziam fugir do ociosidade “o ditado popular mente vazia oficina no diabo pode não ter vindo daí, mas tem tudo haver” Por causa disso muitas das profissões na época eram classificadas como ilícitas, na verdade a grande maioria, e uma das profissões mais mau vistas pela igreja era dos comerciante pois o mesmo tinha no seu trabalho o intuito do lucro e o acumulo de dinheiro e esse estaria procurando riquezas em primeiro lugar. Isso poderia significar que o artesão nessa época era mau visto também pela sociedade, pela igreja, pois hoje o artesão faz arte “Artesanato” para venda e assim para obter um certo lucro. Mas vejamos primeiro uma lista de quais as profissões eram ilícitas ou mau vistas pela igreja: 
1- Comerciantes
2- Pintores
3- Prostitutas
4- Médicos
5- Cozinheiros
6- Saltimbancos
6- Alfaiates
7- Carniceiros
8- Tripeiros
9- Sapateiros
      Toda a opera servilia ou pode-se dizer toda ação que dela poderia ganhar dinheiro para si. Dentre tantas as profissões as únicas vista pela igreja como corretas a serem seguidas eram as que seguiam um certo pensamento, no que se dizia respeito a semelhança do homem com deus, ou seja, sendo o homem a semelhança de Deus “O Criador” seria correta apenas a profissão que cria-se algo visto a existencia dessa semelhança, e elas seria basicamente duas: Os Camponeses que criavam uma colheita e que tiravam da terra o que comiam, e O Artesão que criava através de uma matéria prima, porém dentro desse contexto esse não era o único motivo pela qual a igreja via com bons olhos essas duas profissões e sim o motivo pela qual as duas trabalhavam para a igreja. Esse é uma das primeiras citações na historia ocidental no que se diz respeito ao artesão.
Não esquecendo de citar que dentro dos parâmetros temporais históricos os estudos ocidentais sairão da pre-historia infelizmente depois de 1500.

6 comentários:

  1. Midiã mas, vale salientar que dentro do ponto de vista histórico o homem passa a fazer arte antes da idade media, por volta do período neolítico 6.000 aec.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lidiane, porém o texto faz referencia do contexto temporal do estudos medievais aqui do ocidente... confira o link a baixo da postagem e leia, la você vai encontrar algo mais geral até a revolução industrial

      Excluir
  2. toda vez que venho aqui sempre me surpreendo com os teus posts, e adorei muito de saber mais sobre os artesão da idade media. beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo artesanato, estive para seguir artes na escola mas segui outra coisa infelizmente :c

    Style of man

    ResponderExcluir
  4. Nossaaa .. adorei o post .. saber mais da historia e que muitas profissões nao eram bem vistas... uauau .. post maravilhoso .. obrigada por dividir com agente!

    Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  5. Que estranho eu jurava que tinha comentado nesse post, acho que realmente não foi, pq já até li
    Adorei o texto, não tenho mt conhecimento sobre esse assunto mas é sempre bom estar informada, e sair da minha zona de conforto xD
    beijos!!

    ResponderExcluir

Instagram