Navigation

9 dicas para comer de tudo na dieta


Resultado de imagem para dietaSempre decretamos a segunda-feira como o Dia Nacional da Dieta, porque, tradicionalmente, é o pior dia da semana: aquele em que voltamos ao trabalho ou à faculdade, depois da gostosa e merecida folga... Certo? Errado! Hoje existem dietas que podem começar até no sábado, porque são feitas sem sofrimento e até com certo prazer. Veja as dicas da nutricionista Cynthia Antonaccio, diretora do Grupo Equilibrium Nutrição, e graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Para a especialista, com bom senso, mesmo de dieta, dá para comer tudo o que você quiser!

Truque 1 – Ninguém contesta o fato de que a gordura (o mais calórico dos nutrientes) confere mais sabor aos alimentos. Utilize-a com cautela, e “diluída” num cardápio leve, em lugar de associar vários pratos gordurosos. Nas combinações equilibradas é que mora o segredo. 

Truque 2 – Faça analogia com a vida: dá para viver, o tempo todo, apenas com o prazer das compras, do namoro e das viagens sem pensar em nada mais? Não. Porém, um pouco disso mesclado ao trabalho e às obrigações é vital. Pense da mesma forma no quesito comida. Ou seja, se você comer só pizza, doces, pastel e outras guloseimas, também vai enjoar, não vai?

Truque 3 – Comer pratos considerados “gostosos e perigosos” não atrasa a dieta. Claro, dependendo da frequência e da quantidade... Ingerir uma porção deles uma vez na semana torna a dieta mais estável e fácil de seguir. 

Truque 4 – Não estigmatize nenhum alimento, pois isso poderia gerar uma compulsão por ele. No fim de semana vale comer algo com mais gordura ou açúcar se essa for a sua vontade. 

Truque 5 – Uma vez ou outra pode substituir o lanche da tarde por docinhos de calorias calculadas. Ex: um brigadeiro no lugar da fruta e do iogurte. Você perde em qualidade, mas equilibra a dieta. 

Truque 6 – Pode tomar duas taças de vinho por semana. Nesse dia, não coma sobremesa. 

Truque 7 – Alimentos saudáveis (frutas, vegetais, nozes, grãos, cereais integrais, peixes, carnes magras...) ajudam na saúde em geral, do coração e, acredite, auxiliam na sensação de saciedade. Ou seja, eles ajudam a evitar a compulsão. A qualidade interfere na quantidade. Misture-os ao seu cardápio e coma sempre devagar, saboreando.

Truque 8 – É mais perigoso comer guloseimas nos momentos de ócio ou quando estamos sozinhas (pois não há quem ou o que nos controle). O ideal é se alimentar desses alimentos fora de casa e acompanhada (de preferência dividindo).

Truque final e definitivo – Ficar “empanturrada”, isto é, ultrapassar o limite confortável do estômago e de calorias diárias gera distúrbios, e más consequências, como o excesso de peso. Você pode comer tudo o que quiser, mas fique de olho na frequência e no tamanho da porção.

Aproveite essas dicas para emagrecer com saúde e sem sofrimento. Lembre-se: é proibido proibir.
Compartilhe

Midian Ferreira

Olá! Me chamo Midian, sou administradora do Blog e Empresa de Artesanato Com mãos de seda MEI! Além de artesan e empresária sou Bióloga formada, Editora eletrônica de livros ebook e editora HTML. Amo tudo no mundo da Arte, da História, da Biologia, da linguagem eletrônica, da religiosidade, de jogos e tudo que me faz um Mundo melhor!

Deixe seu comentário:

11 comments:

  1. Não sei se consigo ter essa postura não KK sou meia exagerada



    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  2. vou usar estes truques pq eu tenho mta dificuldades em manter a dieta ameii a dica bjks

    ResponderExcluir
  3. Ai dieta, to precisando fazer pois ando com uma bariguinha saliente kkkkkk
    e vc dando truque pra comer de tudo, olha q maravilha <3

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, muitas dicas mesmo sobre a dieta.
    Vou seguir, bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha namorada entrou agora naquela fase que lembra que quer emagrecer e pra isso só come alface -.- André Silva - Style of man

    ResponderExcluir
  6. Dicas fundamentais para quem quer emagrecer,tem uma pessoinha aqui em casa que está precisando,vou anotar para repassar.rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiiiii kkk , vou passar as dicas para minha mãe . Beijos da Mlle Beatriz ♡

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkk ain essa postagem é uma indireta pra mim ? Eis o meu caso, a minha dieta é o contrário, eu quero engordar ... então estou consumindo mais alimentos calóricos, problema é que não consigo parar >.< eu comia muito pouco e só alimentos saudáveis, tenho 53 kg e quero chegar aos 56 kg é só 3 quilinhos a mais u.u eu procuro manter uma alimentação saudável é claro, mas eu só ando pensando em gordices kkk bjos

    ResponderExcluir
  9. To precisando mesmo de uma dieta, mas preciso aprender a comer alimentos saudáveis :( ! Ótimas dicas!! beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olha, não consigo seguir nenhuma dieta, sou extremamente compulsiva e ansiosa, ai quando decido começar me da um desespero que pareço o tazz mania hahhaa mas duas dicas são uteis, ajudam a ficar mais fácil o regime :)

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post, venho fazendo algumas coisas parecidas e realmente dão certo! Principalmente dividir coisas gostosas, pois matamos a vontade de um chocolate e nao comemos ele inteiro sozinha, é ótimo! bjos

    ResponderExcluir