Conheça mais sobre o papai noel!

  No período do queda do império Romano e expansão do cristianismo após o sec.V E.C, muito europeus trouxeram consigo uma serie de tradições religiosas e divindades pagãs nas quais os cristianismo incorporou ao universo ocidental da cristandade.
  Um dos exemplos bem vivos até hoje é do papai Noel "a figura do bom velhinho que tentava amenizar a tristeza e a fome nas rigorosas baixas temperatura na idade media trazendo comida e bebida".
   Esse bom velhinho era uma figura sem nome, porém muitas décadas depois da queda do império romano no seculo IV o São Nicolau apareceu na Europa.
Ele era um monge turco e conta a tradição cristã que ele ficou famoso por ter ajudado uma jovem a não ser vendida pelo pai, jogando um saco de moedas que pagavam o dote de casamento da menina. Cinco seculos mais tarde ele foi canonizado pela igreja passando a ser santo pela igreja e seus fieis. Até esse momento ele era um figura que vestia azul, verde e amarelo e era magro.
Já no seculo XXI (21), o desenhista alemão Thomas Nast incorporou novos elementos ao bom velhinho, onde sua ideia foi publicada na revista norte americana “Harper’s Weekly” na qual ganhou uma barriga protuberante e barba branca.
   Mas como ele passou da roupa azul para a roupa vermelha de vez? 
Por volta de 1931 Haddon sundblom que trabalhava para a Coca cola, usou a cor da empresa para mudar a cor de sua roupa para vermelho aproveitando assim seu poder de marketing para atingir a sucesso que vemos hoje da Coca Cola nos países ocidentais.
Até então o São Nicolau já era bem conhecido no universo cristão, e cocacola só pegou a ideia e a transformou em marketing para venda de sua bebida.
     Gostou? Siga nosso Blog oficial

51 comentários:

  1. Que legal, não conhecia sobre isso.

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*

    ResponderExcluir
  2. Amei conhecer mais detalhadamente a história do bom velhinho!
    Seus textos são muito bons e nos informa com sabedoria!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto de posts assim *__* eu nunca pesquisei muito sobre isso pq nunca fez parte da minha cultura essa coisa de natal kkk e sim sou cristã evangélica porém nunca fui de tradicionalismos, até nos reunimos no Natal... mas nem ligo sabe, o que eu sabia sobre Natal é que não tem nada de Cristão e é herança pagã que católicos adotaram, mas não sabia que a roupa do papai noel era azul e que foi mudada para propaganda da Coca cola, que história heim hehe
    muito bom o post, beijocas

    ResponderExcluir
  4. adorei saber da história, eu já tinha ouvido falar sobre a roupa azul mas não sabia de onde veio. beijos

    ResponderExcluir
  5. O papai noel moderno é fruto do marketing, como vc disse, pra mim nao tem graça nenhuma, e tb refrigerante faz mal a saude tirei do meu cardápio, rrsrsrsrs só gosto das renas hahahah bjos

    ResponderExcluir
  6. Que bacana conhecer mais sobre a história do papai noel, é engraçado que sempre comemoramos essas datas festivas mas nunca pesquisamos como elas surgiram né ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Mãos de Seda ! Muito legal a história ! Estou amando participar do amigo secreto, novas amizades são muito bem vindas !
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,adoro essa sua sede de conhecimento e generosidade em compartilhar,adorei o post.Desejo um novo ano de conquistas,bjus

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom conhecer como vem as tradições,e o papai noel é uma tradição que encanta todas as crianças, eu particularmente não sou fã do papai noel, mas gostei de conhecer a história dele, Midian beijos.

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante a história original do papai Noel.
    Hoje em dia, ele é conhecido pelas crianças como um bom velhinho que vem presentear as crianças.Legal, gostei mesmo.Bjss!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. que bacana,historia por traz da tradição,adorei

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia estes detalhes de papai noel,quem se deu bem mesmo foi a coca cola que fez muito sucesso,desde criança sempre ouví falar só do bom velhinho que entrava pela chaminé e deixava seus presentes,muito bom aprendermos as histórias reais!bjss!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Puxa amada eu não sabia! amo vir aqui! cada vez eu abrendo mais com você! obrigado, beijinhosssssssssssssss
    Feliz Natal
    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. O que é o marketing né, como a mídia influência nas coisas que comemos, vestimos, e até mudamos a forma de pensar e agir, gostei de saber que a roupa dele era azul, pois se permanecesse o azul ficaria lindo tb. bjs

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post! Bem explicativo.


    www.fikesperta.com

    ResponderExcluir
  16. A última parte da história não conhecia. E veja só. Tudo se resume a marketing. O Natal de hoje é concentrado no "papai Noel". E acaba que as crianças incorporam essa tradição americana. Com certeza tem muita gente que não sabe disso. Ótimo post. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Que interessante 😊 adorei conhecer um pouco mais sobre o papai noel.
    Super legal seu post 😉
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. vou ter que mostrar esse texto pra minha filha, muito legal, a coca cola foi esperta isso sim rsrsrs
    beijos

    Cris Artigos Femininos
    Canal

    ResponderExcluir
  19. Nossa tão interessante não sabia a real história do Papai Noel...esse que conhecemos hoje é totalmente comercial! Legal a gente saber e para olhar para o Natal e comemorar o real motivo do natal que é o nascimento de Jesus!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa tão interessante não sabia a real história do Papai Noel...esse que conhecemos hoje é totalmente comercial! Legal a gente saber e para olhar para o Natal e comemorar o real motivo do natal! Beijinhos :* www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  21. ai eu gosto de conhecer mais sobre isso, e ainda sobre o natal.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia a história do papai noel, gostei de saber mais sobre ele. Mas desde pequena nunca acreditei nele kkkkkkkkkkkkkkkk. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Que legal!
    eu não conhecia a historia do bom velhinho!
    Parabéns pelo post!

    Bjúús

    ResponderExcluir
  24. Que interessante a história.
    Amei saber.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. O bom velhinho São Nicolau só fazia o bem para as pessoas menos favorecidas, mas em tudo na vida, as grandes empresas pegam a ideia e transformam em grandes lucros pra vida, foi o que aconteceu com a nova roupagem do bom velhinho. bjs

    ResponderExcluir
  26. Muito interessante não sabia da roupa azul,
    ficou muito bom o tempo bjs

    ResponderExcluir
  27. Que interessante, não conhecia a história. Fiquei surpresa com a participação da Coca Cola e o poder do marketing, como as coisas mudam!
    Agora tudo é muito comercial, né?
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  28. Nunca tinha pesquisado sobre o assunto.
    Parabéns pelo post.
    Bjão Midian

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  29. Sabe menina,a pouco tempo vi um papai noel de roupa azul em uma loja pra vender, e fiquei admirando, achando diferente e até bonito,acho que é porque eu nunca gostei de vermelho,e quando vi papai noel de azul pensei que a loja teria mudado o look do papai noel,aí o revendedor me disse que antigamente era assim,e chegando em casa fui pesquisar, e ainda pensei,porque mudaram a roupinha dele.era bem mais bonitinho... e em minhas pesquisas descobrir que Ele já existia e usava roupas vermelhas muitos anos antes da sua aparição nos comerciais da empresa.No site St. Nicholas Center há uma série de imagens mostrando a evolução do mito Papai 1905 Papai Noel já usava roupa vermelha.
    http://www.stnicholascenter.org/pages/origin-of-santa
    Eu ía até fazer um texto sobre,mas pensei melhor,iria causar muita polêmica,mas lendo o seu post e sei que aqui posso ser sincera,e me desculpe por qualquer mal entendido amiga,mas todas as pesquisas que eu fiz dizem que ñ foi a coca que mudou a roupa do papai noel.
    Na minha opinião,ninguém deveria ter mudado a cor da roupa dele,ou sendo ver,ou azul era mais chique.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  30. É interessante conhecermos a história de como surgiu a ideia do bom velhinho, o conceito do começo é muito bom, pena que acabou se transformando em apenas comércio ... O ideal seria que fizesse com que todas as pessoas se unissem em fraternidade e os presentes fosse comida e roupas aos mais necessitados ... Enfim, de qualquer forma gostei de conhecer a história do Noel!

    Aproveito o momento Midian e desejo a você um Natal harmonioso e um Ano Novo repleto de prosperidade!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  31. Adorei conhecer mais sobre o Papai Noel, pensamos apenas no que ele dá e não o que representa não é?

    ResponderExcluir
  32. Nossa que legal, não sabia dessa relação com a coca cola. Muito interessante! Beijos

    ResponderExcluir
  33. Omg!!!! Qta coisa que nao sabia! Nunca tinha pensado nisso. Pq foi criado? Pra que? Uau! As origens do papai noel que e historia na vida de bilhoes de pessoas no mundo inteiro.
    Parabens pelo post. Eu amei demais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Eu adorei saber realmente sobre o papai noel, como sempre eu aprendendo aqui <3

    Desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa caixinha de sonhos nos faz acreditar.

    ResponderExcluir
  35. Midian, que post mais interessante.
    Ninguém costuma falar do papai noel e gostei de conhecer mais sobre ele.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
  36. Uau!! Não sabia de tudo isso da história do Papai Noel. Sabia que foi a Coca Cola que deu a cor vermelha e que chamava São Nicolau, mas não sabia que foi um monge que deu início a tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Não conhecia a história, muito bacana...
    Eu descobri que o Papai Noel não existia com uns 5 anos... hahaha
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  38. oiii
    gostei bastante de ler sobre o papai noel!
    gosto de varios pontos de como ele é tratado e ja vi diversas historias sobre a origem dele! gostei bastante do post
    :)

    ResponderExcluir
  39. Bacana ter falado sobre o Papai Noel *-*
    Eu já conhecia a história e tenho certeza que muitas pessoas adoraram saber um pouquinho mais sobre esse ícone do Natal.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  40. Não conhecia essas histórias todas :o bom saber mais!

    ResponderExcluir
  41. Oii,

    Que história bacana.
    Não conhecia essa história do Papai Noel, muito legal esse post.

    beijos

    ResponderExcluir
  42. Nossa eu conhecia parte da história mais a influência da coca cola eu nunca soube tô chocada, adorei receber essa informação.

    Bjos

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  43. Adoro passar por aqui, sempre aprendo muiito. Valeu pela aula de história. bjks <3

    ResponderExcluir
  44. Que interessante Midian, não sabia sobre a parte da roupa. A coca fez um belo marketing não?
    Excelente post!

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  45. É muito bom saber a história, tive a oportunidade de ter lido um dia e hoje reler me fez lembrar alguns momentos

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  46. Eu já tinha lido a respeito, e como sempre acho tão fofo essa ideia de bom velhinho, não gosto muito do que se transformou o Natal em si, só comércio, mas em relação ao Papai Noel nada contra, é uma fantasia, mas que não prejudica ninguém ... Gostei de ler novamente sobre o surgimento do Papai Noel, alguns dados como da cor da roupa já tinha esquecido ....

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  47. nossa lendo isso não relembrava mais, agora fiquei pasma.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  48. Bom dia, quanta informação!
    🎄 PS: Em Dezembro Tem post sempre novo no ar! 🎄
    Beijos!!!
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
  49. Amiga , vc sempre me surpreende com suas pesquisas! Amei aprender um pouco da estória do Papai Noel ! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsr Amo cultura, amo historia dela que tiramos todo o resto que nos constitui como pessoas e assim se fazemos seres biológicos rsrsr. Bjos Toninha!

      Excluir