Problemas na Ilha do Fundão [Vila residencial Ufrj]

   Hoje vamos falar de um problema que os moradores estudantes da Vila residencial  da UFRJ enfrentam.
   O número estimado de alunos universitários moradores da vila residencial da UFRJ são de aproximadamente 500 a 1000, variando sempre
devido o começo e final dos semestres, onde alunos terminam seus cursos e vão embora, e outros alunos que iniciam. Todo final e inicio de semestre vemos essa rotina, ou seja o fluxo de alunos é constante pois a vila serve de moradia para os que moram longe, e morar perto da faculdade é um custo a menos para as famílias dos mesmo com condução.    Nem todos os alunos conseguem o privilegio de ter a bolsa alojamento, pois os mesmo estão passando por melhoramentos com tempo indefinido para termino e devido a isso muitos moram na Vila pagando aluguel. Mas, esse não é de todo o problema, pois existem mais, como pouco ônibus em determinados horários, falta de atendimento medico ambulatorial na ilha para os estudante até mesmo para os moradores da região.
      Todos esses problemas acarretam aos estudantes preocupações que prejudicam o desemprenho acadêmico, e para piorar mais a situação não temos acesso as melhores empresas de internet na região complicando a pesquisa e o estudo. Para o leitor entender, mesmo querendo pagar pelo uso da internet não há empresas de internet/telefonia viáveis da região. Não conseguimos compreender pois ao lado da Vila temos a Parque tecnológico, vários centros de pesquisas e de ensino que são referencia nacional e internacional , e de uma das maiores empresas –Embratel- e mesmo assim não conseguimos ter internet, mesmo sendo paga. A associação de moradores da Vila (AMAVILA) por meio de seus representantes já  tentou buscar alternativas para ajudar os alunos da UFRJ sem sucesso.
  Muitos alunos são obrigados a ficarem nos setores do campus para terminar seus trabalhos, único lugar onde a internet é disponível, se arriscando a noite para voltar para casa na vila.
    Não ter acesso a internet pode parece um luxo, mas no que diz respeito aos alunos da UFRJ não é questão de luxo nem tão pouco comodismo, pois hoje a internet é uma ferramenta importantíssima no acesso a informações, alem de disponibilizar estudos importantes no meio acadêmico é também um importante meio de comunicação..
AMA fev 2013
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Paleoambiente, Empresária, amo Historia , Antropologia, Etnobiologia, Genética, Animes e sempre estou em busca constante ao Conhecimento  - e  Artesã por paixão
Nenhum comentário:

Postar um comentário