Navigation

BC Natalina - Uma tradição com muitas origens cristães e pagãs?

   Há quem diga que o conhecido papai noel não tem um contexto religioso em volta de suas tradições, mas ele sempre esteve em volto da religião cristã mesmo antes da queda do Império Romano que depois cuminou  no apogeu do catolicismo, ou seja mesmo antes de sua fundação já que a igreja se valia de arquétipos de outros povos para criar sua identidade. Mais informação sobre o assunto vejam aqui!   Mas vamos ao que interessa hoje na postagem.

    Tradicionalmente o Papai noel não faz parte intrinsecamente na cultura de países quentes apesar de bem conhecido no Brasil. Ele é mais tradicional e tem mais força em países frios, onde cai neve ou os predominantemente europeus. na lista dos países onde essa tradição é mais forte são os EUA, Austrália, Finlândia, e países europeus. Claro que em outros países ele é famoso mas não é bem uma tradição e se torna mais um fetiche ou valor decorativo e capitalista do que algo atrelado há uma tradição religiosa.

    Então amigos(as)  até a próxima com  "Porque a tradição é mais forte em paises frios no dia 07/11"


Compartilhe

Midian Ferreira

Olá! Me chamo Midian, sou administradora do Blog e Empresa de Artesanato Com mãos de seda MEI! Além de artesan e empresária sou Bióloga formada, Editora eletrônica de livros ebook e editora HTML. Amo tudo no mundo da Arte, da História, da Biologia, da linguagem eletrônica, da religiosidade, de jogos e tudo que me faz um Mundo melhor!

Deixe seu comentário:

25 comments:

  1. O que me incomoda é o consumismo atrelado à imagem do bom velhinho. Mas gosto dos simbolismos do Natal.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Tem muitas épocas, não só o natal que não chega a ser tradição em todos os países e sim mais visando o capitalismo, gostei do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro nada no mundo inteiro é igual, cada região ou pais tem culturas especificas a seu modo, eu mesmo nem natal comemoro, mas com relação ao mundo moderno tudo gira em torno do mundo capitalista, afinal dinheiro é o que leva comida a mesa. Acompanha a serie até o final vc vai gostar a ultima vai ter como os países comemoram o natal de forma diferente vai ser interessante!...

      Excluir
  3. Realmente vc tem razão quanto a predominância desta cultura em países europeus!Eu sei que para muitos nao passa de um simples dia mas eu gosto muito das luzes das decorações o clima muda!Enfim adoro o clima de natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vem mais coisas por ai.. acompanha a serie, terá coisas interessantes sobre o tema!

      Excluir
  4. Parabéns amada como sempre você trazendo informações e conhecimentos muito bom! parabéns por compartilhar! beijinhiossssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vem mais por ai querida Rubia, fiz um coletânea bem legal sobre o tema pra BC.

      Excluir
  5. Interessante saber ainda mais sobre o assunto, ficou muito bem detalhada e acrescentei aos meus conhecimentos
    Gostei

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  6. Eu não ligo pra Natal, nem considero uma festa cristã,justamente pq nasceu do paganismo. E hj em dia é puro comércio, mas já que todo mundo faz alguma coisa eu curto o dia em família, adoro as comidas kkk mas muito interessante a história. Bjs

    ResponderExcluir
  7. A tradição do Papai Noel em alguns países é muito forte, aqui no Brasil o Papai Noel é bastante amado, é impossível o natal aqui no Brasil sem o famoso Papai Noel, muito boas suas informações sobre a tradição natalina, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá Midian!muito bom saber sobre estas culturas,suas informações são ótimas,para mim é novidade que gosto de conhecer cada vez mais.Bjss

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Você sabe que tudo tem seu lado bom e seus lado ruim... mas aproveita o bom o quanto pode rsrsr. Bjos!

      Excluir
  10. Oi querida,bom saber mais um pouco,conhecimento nunca é demais.Não sou muito ligada em festas de fim de ano,confesso.Meus filhos e netos curtem então me esforço para agradar,mas não ligo muito confesso.Adorei o artigo,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Tania querida! Também não curto as festas de final de ano... Meu final de ano é em outubro "rosh hashanah", sigo um calendário diferente, e nem natal comemoro, esse período estou comemorando "hanukah" que nada tem haver com o natal. Mas tenho muitos amigos que gostam e respeito isso e me esforço tb para ser uma companhia agradável nas festas, pois não é todo dia que temos a oportunidades de ve-los! Boas festas Lindona Bjos!

      Excluir
  11. Amo o Natal e tudo o que está relacionado a ele,pena que papai Noel lembra consumismo,infelizmente!Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adoro o clima natalino, apesar de sempre me sentir um pouco melancólica nesta data. Mas, voltando ao assunto, concordo que se tiver o produto, e não houver quem o compre, a economia com certeza irá parar. De certa forma tem que haver "consumismo" para que boa parte funcione.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Excelente resenha!
    As pessoas devem aprender um pouco mais sobre de onde vem as tradições!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  14. Geralmente tradições como o Papai Noel é para consumismo mesmo.
    Todas essas datas, como: Dias mas Mães, pais,Páscoa, Natal e etc...são destinados ao consumismo,ou seja, ao capitalismo.
    Parabéns pelo post.Bjssss

    ResponderExcluir
  15. Tirando a parte de consumismo desenfreado, eu gosto do Natal, da reunião entre os familiares e amigos, essa é a parte que eu mais amo nessa época, é poder rever as pessoas que muitas vezes o dia a dia nos rouba o tempo de estarmos juntos ...
    Bjos
    Minda ❤ 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não comemoro natal Minda em nenhum aspecto, mas vejo que muita gente que participa desse mundo só ver o lado ruim das coisas. Tipo vc não gosta do consumismo, mas mesmo assim ver a linda oportunidade de esta com a família e amigos, mas tem gente que ignora totalmente isso com a desculpa do capitalismo. Muito estranho não é já que é o capitalismo que leva comida a mesa. Bjoca Minda muito bom seu posicionamento. bjos!

      Excluir
  16. Uau. Adorei o post.Eu amo o natal, e sua magia. Muito bom saber um pouco sobre o bom velhinho. Parabéns

    Super beijo😘

    ResponderExcluir
  17. Eu não comemoro natal por ser uma festa pagã, e também porque estimula o consumismo e as pessoas são induzidas a gastar mais do que podem, na maioria das vezes.
    Deus é amor e Jesus é nossa luz; nasce a cada manhã!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não comemoro o Natal em nenhum sentindo Sandra, em nenhum aspecto se é que você me entende, mas uma coisa que valorizo é a oportunidade que estas datas proporcionam socialmente de esta com os amigos do mundo diferente do meu, não costumo ver apenas o lado ruim das coisas, se fosse assim não aproveitaria a oportunidade de esta com pessoas, que gastem, comprem, que festejem o que eu nem acredito.. que sejam capitalistas ou consumistas o que for. Eu aproveito os 1% e esqueço o "na maioria das vezes" isso sim não tem importância.

      Excluir