Navigation

Somos especializados em Topos de bolo, lembrancinhas, bolsas personalizadas e tudo que encante sua festa, menos a decoração do evento/local!

O que não pode faltar em um casamento...

O que não pode faltar em um Casamento Judaico?...
Resultado de imagem para marriage judaicoFizemos o manual do casamento judaico com 12 principais tradições antes, durante e depois da celebração. Vem com a gente conhecer um pouco mais desse universo?

ANTES
Noivado à distância

Na semana anterior ao casamento, os noivos não se veem. No dia da celebração eles são considerados como rei e rainha.

Jejum
Os noivos fazem jejum  no dia do casamento – desde o nascer do sol até o fim da cerimônia. É um momento sagrado para purificar o corpo e a alma com atos de bondade, orações e profunda reflexão espiritual. Segundo à tradição, todos os pecados são completamente perdoados e, assim, os noivos podem dar início à vida de casados.


Troca de presentes
Antes do casamento, a noiva dá um talit (xalé de orações) para o noivo e ele lhe presenteia com uma par de castiçais. O costume judaico é antigo, mas está valendo.

O vestido
Não muito diferente de outros estilos de casamento, o vestido da noiva deve ser branco – a cor da pureza – já que todos os pecados são perdoados no grande dia. Já o noivo usa o kitel branco por cima do terno, que lembra uma mortalha.
Resultado de imagem para casamento judaico

DURANTE
Chuppah
De preferência sob céu aberto, a cerimônia é realizada na chuppah. É um tipo de tenda que representa o novo lar que os noivos vão construir juntos. Ele é uma proteção que representa a bênção infinita de Deus e a harmonia conjugal. O momento é celebrado por um rabino, líder representante da religião.
Resultado de imagem para chupa jucaida

Imagem relacionadaQuipá
Durante o casamento, todos os homens devem usar a quipá – aquele chapeuzinho em forma de circunferência. Ele representa que Deus está acima de nós, acompanhando todos os nossos atos.


Entrada do noivo
Ele entra primeiro, gente. E acompanhado dos pais. O Antigo Testamento registra que Deus apareceu na montanha e esperou pelo povo de Israel. Outra razão é que o casamento só acontece com o consentimento da mulher. Isso justifica a chegada da noiva logo após à entrada do noivo, mostrando que ela realmente deseja a união.


Entrada da noiva
A entrada triunfal da noiva também é acompanhada pelos pais. Ela entra com o rosto descoberto e, assim que chega ao altar, o noivo cobre-o com o véu antes de eles entrarem na chuppah.
Resultado de imagem para casamento judaico entrada do noivo

Sete voltas
Resultado de imagem para 7 voltas ao redor do noivoNo início da cerimônia, a noiva e os pais dão sete voltas ao redor do noivo. Isso faz referência aos sete dias da criação do mundo. Quando o ritual termina, ela se posiciona ao lado direito do futuro marido, em sinal que sempre estará ao seu lado para o que der e vier.


Entrega das alianças
Esse é o ponto clímax da celebração judaica. A troca de alianças é um ato de santificação. A partir do momento que o noivo coloca o anel no dedo da noiva, eles já são considerados casados. E mais: a aliança deve ser colocada na mão mais forte da noiva – seja ela canhota ou destra.
No judaísmo, o anel representa poder, autoridade e proteção. A aliança representa um círculo incondicional, perfeito e inquebrável.  O noivo diz: “Com este anel, tu és consagrada a mim conforme a lei de Moisés e Israel”. A partir desse momento, tudo será compartilhado: a vida, a casa, os bens, os sonhos, os pensamentos, tudo.
Resultado de imagem para 7 voltas ao redor do noivo

Quebra do copo
Essa é famosa! No fim da cerimônia, silêncio total. O noivo quebra com o pé direito um copo para lembrar a destruição do Templo em Jerusalém. O vidro representa a reconstrução e o ritual simboliza que o homem é mortal.
Imagem relacionada

DEPOIS
Grito de guerra
Os convidados gritam “Mazel Tov”, que significa “boa sorte” em hebraico na hora da saída dos noivos.


Felizes para sempre!
Segundo à organização judaica Chabad, “o casamento será fortalecido a cada dia através do entendimento entre ambos, dos limites do outro, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar. Estes são os verdadeiros valores que consagram um casamento judaico”.


VALE RESSALTAR!

Os rituais judaicos podem ter mais de um significado. Além disso, podemos observar casamentos com práticas distintas. Os judeus sefaradis (da Espanha e de países árabes)  praticam costumes diferentes dos judeus ashkenazim(da França e da Alemanha).

E aí, gostou? Nosso site está cheio de casamentos judaicos! Vale a pena ver um por um!

Trabalhos com lembrancinhas, topos de bolo, bolsas, tudo personalizado por encomenda!


Publique um comentário:

0 comments: