Antiocus, rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Pressionou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o cumprimento das mitsvot (preceitos) da Torá e forçando a prática da idolatria pagã.
O Templo Sagrado, violado pelos rituais greco-pagãos, foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro) reacesa com o azeite puro de oliva, descoberto no Templo.
A quantidade encontrada era suficiente para apenas um dia, mas milagrosamente durou 8 dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo. Em lembrança destes milagres comemoramos Chanucá durante oito dias.
A cada dia um vela acessa, a cada dia a lembrança da vitória!
Créditos: Chabad.org.br
Créditos: Chabad.org.br
Já ouvi muito falar dessa comemoração, mas nunca fui a fundo atrás do assunto, adorei saber um pouquinho mais sobre! Beijoss
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar sobre o Hanukkah, pois muitas séries que assisto sempre algum personagem é judeu então quando chega a época do natal eles frisam no episódio de natal a festa das luzes ;)
ResponderExcluirAgora fiquei ainda mais por dentro do assunto com seu post, muito bom :)
bjooo
Que interessante, nunca ouvi falar nesta festa
ResponderExcluirO jeito que comemora é bem diferente
Gostei de saber mais um pouco de cultura diferente
bjs
que legal, nunca tinha ouvido falar desta tradição, aaqui tbm poderia ser assim
ResponderExcluireu nem sabia que essa festa existia Chanukah 'RRanucah, achei muito legal saber, hummm sonhos eu adoro, adorei o post beijos
ResponderExcluirQue interessante Midian, gosto muito de saber mais sobre a cultura judaica, não conhecia essa festa. A melhor parte .... comer esses sonhos kkk sou louca por sonho, não tem noção ! Achei legal a explicação do pq o candelabro tem 8 braços, nunca procurei a respeito mas era algo q qnd vejo me pergunto o por que, agora eu sei rsrs beijocas
ResponderExcluirInteressante saber mais sobre os Judeus , achei legal o fato deles comerem sonho e darem dinheiro para incentivar os estudos .
ResponderExcluirBeijos!
Eu sempre quis saber direito sobre essa festa, pois tinha ouvido falar bem pouco... adorei o sonho e os bolinhos de batata, fiquei com agua na boca haha bjos
ResponderExcluirAdorei o jeito que vocês comemoram, a tradição de acender 8 velas parece ser muito legal, e a de dar dinheiro pras crianças também, assim elas aprendem o que reamente importa
ResponderExcluirBem interessante esta comemoração!muito bom saber sobre a Festa das Luzes. triste é saber que houve tantos sofrimentos no passado.Bjss!!
ResponderExcluirCada povo tem uma forma de comemorar, não conhecia a festa de Chanukak, gostei do costume de comer sonhos, adoro sonhos, muito bacana dar dinheiro as crianças para incentivar nos estudos, Midian beijos.
ResponderExcluirQue bom bom saber mais , você trazendo sobre a cultura judaíca , muito legal apesar de sempre gostar de saber sobre essa cultura fico bem antenada na sua postagem ,bjs
ResponderExcluirPEDACINHOS DE RETALHOS
oi querida,mais uma vez me encanto com seu conhecimento,obrigada por compartilhar conosco essa cultura tão rica.Bjus
ResponderExcluirwww.fuxikitosecia.com.br
Oi amada eu não conheço está festa! mais acho que é linda! quem sabe um dia eu venha a conheçer! obrigado por me escinar mais sobre a Festa das Luzes,adoro vir aqui no seu cantinho e aprender mais! beijinhossssssss
ResponderExcluirhttp://rubiaartes.blogspot.com.br/
Olá, Midian! Adoro ler e aprender um pouco mais sobre a sua cultura. Conheci pessoas que praticavam (não sei se é o termo certo), porém nunca entendi ao certo. Quando dissestes 'RRanucah" seria a pronúncia da palavra? Aos poucos vou ampliando meu conhecimento. rs! Obrigada por compartilhar! Beijos
ResponderExcluirOlá Ana é praticar mesmo, nada no judaismo é só sentido tem que colocar a mãos na massa e ir a prática rssr. E é isso mesmo "RRanucah" em como se pronuncia. Toda vez que tem "ח letra por nome de RReit" que equivale ao nosso Ch, se pronuncia RR como em carro só que bem raspado, boa observação!
ExcluirFesta das luzes, não é o ‘Natal judaico’, apesar da troca de alguns presentinhos e o fato da data cair quase sempre em dezembro, mas pelo calendário gregoriano a data é móvel. O feriado de oito dias e noites comemora a reconquista de Jerusalém reconsagração do Segundo Templo em 164 a.C. e somente nos últimos anos começou a ganhar mais exposição, tanto da mídia como da sociedade em geral.
ResponderExcluirE se conheço alguma coisa sobre o judaismo é porque por muitos anos frequêntei a igreja adventista e agente estuda muito.
Jerusalém nesta época se torna uma cidade muito especial para ser visitada.Muitas luzes, velas e um ambiente de festa.Se eu não me engano é durante todo o mês de Dezembro,já que os Judeus comemoram Hanukkah, os Cristãos comemoram o Natal e os Muçulmanos comemoram Idel Fiter.
Bjsss e até o próximo post que estou adorando,agente aprende e recorda com eles.
Isso mesmo Célia é bem por ai, tudo no mundo Judaico mesmo que exista como religiosidade a milenios só teve mais exposição após o holocausto e formação do Estado de Israel pois foi após isso que os Judaismo passou a ter o peso legal de religião tendo mais proteção e direitos civis diante da sociedade, coisa que não tinham antes.
ExcluirE os Adventistas são bem ativos no estudo da questão judaica, mesmo na minha cidade de natal onde a população nem sabe que Judeus existe, principalmente os cristãos evangelicos, os adventista estão bem relacionados a questão judaica, pela famialiarização com o termo Bnei Noah e a possivel converção que não é facil, pois não é só levantar a mão é toda uma questão de comprometimento e prova de que quer retornar a D´us. Eu Nasci em uma familia cristã, e conforme fui crescendo nos descubrimos descendentes e assim foi..
E quanto a troca de presentes, toda festa judaica tem um pouco, tipo em Purim eu presenteio meus vizinho com Orelhas e Haman rsrsr, na Pascoa com pão de matza, sempre tem uma coisinha a dar principalmente quando vamos a ceia rsrsr.. Muito legal vc pesquizar e saber explanar bem o assunto, isso siginifica que sabe de muito coisa a respeito.. Gosto muito de falar e responder seus comentarios. Bjocas Célia.
não conhecia esse tipo de festa, mas deve ser linda como o Natal.. Tudo que se comemora o nascimento de Jesus é maravilhoso para mim.. bjs e sucesso
ResponderExcluirEu adoro suas postagens,leio delicadamente e releio varias vezes rsrs parabens voce me desperta vontade de aprender e compreender !!!
ResponderExcluirOi amiga, nossa amei conhecer mais sobre essa tradição do povo Judeu, eu já tinha ouvido falar na igreja sobre essa festa das luzes, mas já fazia tanto tempo que nem lembrava mais rsrs, infelizmente não seguimos o certo né, e acaba que vamos junto com outras tradições como o Natal, achei muito interessante sobre as velas do camdelabro durarem 8 dias, uau, é muito tempo de festa né...maravilhoso. bjs
ResponderExcluirEu gostei de saber sobre esse costumes deles achei bem legal eles fazerem o festival das luzes , estou sempre aprendendo coisas novas por aqui obrigada por compartilhar com a gente
ResponderExcluirMuito boa sua postagem querida Midian, e de como você pontuou que o detalhe da arvore de natal dos cristãos um apenas sugerido, remetendo que não é um verdade propriamente dita e sim um sugestão, foi um boa forma de explicar algo! parabens!
ResponderExcluirQue interessante... o mundo é mesmo rico em cultura e criatividade!
ResponderExcluirParece ser mesmo uma festa muito linda!!
Beijos!
http://criandoarteemeva.blogspot.com.br/
Olá, Midian!
ResponderExcluirGostei da sua postagem, bem esclarecedora...afinal, pouco sabemos desses "costumes," da origem dos mesmos.Ao ler seu texto fiquei pensando na personagem do livro de Clarice Lispector, "Água Viva"! Macabéa, a personagem, é uma pessoa resistente, como foram os Macabeus! Adorei!
Fazia parte da cultura da mesma Sandra, por ela ser judia de família Russa, a data era um fato intrínseco na cultura dela por isso a relação a Macabéa, referindo-se ao lado feminino da luta dos macabeus e a luta de sua familia também com a perseguição Russa em 1922. Bjos!
ExcluirNão conhecia essa festividade, dessa ser muito bonita, bem iluminada, gostei de saber um pouco.
ResponderExcluirQue babado eu não conhecia essa tradição/História!ótimo post
ResponderExcluirAmada linda como sempre você traz para nós informações muito interessante! parabéns por compartilhar!
ResponderExcluirFeliz Natal!
Beijinhossssssssss
Midian não conhecia a festa de Chanukah, os judeus faz a comemoração bastante diferente, muito interessantes os detalhes da festa dos judeus, cada povo tem a sua comemoração diferente, muito legal conhecer um puco do povo judeu,Midian bjs.
ResponderExcluir,
Olá Midian!Incrível a comemoração Chanukah FESTAS DAS LUZES,gostei de saber,é uma curiosidade bem interessante.Bjss
ResponderExcluirTradição linda de um povo tão antigo e sábio.
ResponderExcluirGostei do dado, gostaria de saber mais detalhes sobre esse jogo.
Muito interessante!
Olá,
ResponderExcluirNão conhecia essa festa, mas pelos seus relatos e explanações fiquei encantado com tanta magnitude!!
Obrigado pelas informações!!
Olá,boa noite!Tudo bem amiga?
ResponderExcluirMuito interessante seu post,é bom saber um pouco mais sobre a cultura do povo judeu,eu realmente não tinha conhecimento dessa festa das luzes!Parabéns pelo belo post!
Beijos!
É muito interessante ler sobre costumes assim tão diferente do nosso (meu), até bem pouco tempo eu nem imaginava essa diversividade, pois na minha cabeça todos eramos iguais e comemorávamos da mesma forma. Nunca tinha me atentado que os povos são diferentes em relação aos costumes. Aprendi um pouco mais hoje. Gostei muito do post!
ResponderExcluirAproveito para desejar a você um Feliz Natal!
Bjos
Minda ❤ 💋
Nossa que bacana!! Muito legal vc compartilhar conosco um pouco sobre uma cultura diferente! Adorei conhecer o chanukan!!
ResponderExcluirÓtimas festas para você e sua família!!
Super beijo 😘
Adorei saber um pouquinho das festas das luzes em Israel, é muito bom saber de outras culturas.. bjs e sucesso! Feliz Natal!
ResponderExcluirConhecer tradições e costumes diferentes é sempre bem interessante, gostei de conhecer essa história :)
ResponderExcluirBeijos
Fran
Achei e Rabisquei
Super interessante e particularmente adorei saber mais sobre o assunto, abre mais um leque para os meus conhecimentos
ResponderExcluirGostei de saber mesmo e isso é sempre bom para o nosso desenvolvimento
Bom Natal pra você e todos os seus
Beijos
Rafael