Dieta sem glúten é mesmo necessária?

Fale comigo para sua encomenda de festas Canal Telegram Curso onlineTelegram grupos Grupo facebook Fale comigo para dúvidas sobre cursos Grupo Boneca de pano

Conheça os riscos para saúde de adotar esse tipo de dieta sem seguir a orientação médica
                          Google imagens
     O que muito se fala na internet é a famosa dieta que elimina o glúten, principalmente entre as celebridades. O trigo, a cevada e outros alimentos tornaram-se vilões de quem quer perder peso. Mas será que isso é realmente verídico de acordo com especialistas em nutrição? Vale lembrar de que a dieta livre de glúten é necessária em casos de doença celíaca, embora atinja apenas 1% da população.

     Por outro lado nutricionistas alertam que boa parte das pessoas que adotam a dieta livre de glúten não é devido ao tratamento de doenças celíacas, mas sim para emagrecer. Nesse caso é realmente necessário e eficaz esse tipo de restrição? Vamos saber quais os motivos que tornam a dieta livre de glúten desnecessária para quem deseja perder peso. Confira:
As chances de perder peso não são garantidas
     Especialistas em nutrição explicam que alimentos que não possuem glúten não são sinônimos de que necessariamente não são ricos em calorias. Na maioria dos casos esses alimentos produzidos pela indústria são compostos por mais gorduras, sódio e açúcar para garantir o sabor e também a textura, pois o trigo é retirado.
Bolsas personalizadas para
festas a partir de 6,50R$ visitem-nos
     A dica quando o objetivo é emagrecer ou optar por dieta saudável é diminuir no consumo do trigo e derivados, mas não necessariamente eliminar todos os alimentos com glúten da dieta.  Investir numa alimentação rica em fibras, como frutas, verduras e carnes magras é essencial e eficiente para esse propósito.
Os alimentos sem glúten são mais caros
    Produtos sem glúten vendidos nos supermercados, como massas, biscoitos e afins custam o dobro do preço dos comuns. Os alimentos costumam sim custar mais devido a composição possuir grãos específicos que necessitam de procedimentos especiais na produção.
    A indústria de venda de alimentos sem glúten vem crescendo a cada dia. Portanto é importante rever essa opção de dieta. Será que é realmente importante para a sua saúde? Ou seria mais uma jogada de marketing para garantir consumidores?
                                                                                  Google imagens
Dificulta o trânsito intestinal
    Pesquisa divulgada no Journal of Nutrition aponta que na população americana o consumo de fibras entre 90% dos habitantes é menor do que o recomendado. Nesse caso a dieta livre de glúten dificulta ainda mais as funções do intestino.
   Consumir fontes de fibras (25g entre as mulheres e 38g entre os homens) é mais importante e saudável do que eliminar os alimentos com glúten de acordo com nutricionistas. O pouco consumo de fibras é responsável por desenvolver inflamações, dores e irritações no estômago.
Aumenta as chances de fraqueza e fadiga
    Eliminar o glúten da dieta, como já dito, é importante entre portadores de doenças celíacas. Nesses casos os médicos especialistas orientam o paciente a substituir as substâncias prejudiciais, por outros alimentos com valor nutricional correspondente.
    Quanto às pessoas que decidem por conta própria adotar essa dieta por objetivos estéticos podem eliminar outros nutrientes importantes para a saúde, como: ferro, fibras, ácido fólico, zinco e vitamina D. A deficiência desses nutrientes causam fadiga, fraqueza e até queda dos cabelos.

Juliana Rodrigues
Jornalista-Sare Drogarias
https://www.saredrogarias.com.br/
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia, Empresária, amo Historia , Antropologia, Etnobiologia, Genética, Animes e sempre estou em busca constante ao Conhecimento  - e  Artesã por paixão



A lei da arte,é a expressão do belo!

BC

Beleza

Bolsas

Dicas

Dicas de Beleza

Dieta sem glúten

Doença celíaca

Postagens

Prevenção de doenças

Sare Drogarias

Saúde

Tecido

Trabalhos

Trabalhos - Faça seu orçamento

Se você não tem blog e quer comentar. Você pode cometar a abaixo em:
Comentar como: -> Escolher URL -> Digitar seu nome -> E em URL colocar http:/#
(Selecione a caixa "Notifique-me ou Publicar também no Facebook")