Festas de Aniversario e Judaismo: By Esther Goldberger

A lei da arte Mais informações!
Compartilhar: . .

Quero fazer um Orçamento pelo whatsapp agora!"
   Acompanho sempre o site Vida Pratica Judaica da Querida Esther Goldberger e hoje vou compartilhar um pouquinho dele com vocês, se quizerem saber mais sobre o assunto é só visitar o site no final da postagem. E vamos lá.



Eh pique! Eh pique! Eh hora! Eh hora! Ra! Tim! Bum! Yeeeeeeeeeeeeeeehhhhhhh
Na prática, judeus fazem festas de aniversário? E se fazem, como são estas festas?

HA MAIS ENTRE O CÉU E A TERRA...
Como tenho dito em vários posts, ha um grande leque de observância, tradições, costumes,   comunidades, vários rabinos com suas próprias opiniões, diferentes influencias culturais e varias percepções sobre como levar uma vida judaica DENTRO da halacha.
ANIVERSARIO SOLAR X LUNAR

O primeiro ponto que vemos nas discussões entre judeus sobre aniversários eh a rixa entre aniversario gregoriano (calendário solar) e aniversario hebraico (calendário lunar).
Vamos ver alguns exemplos:
B01 300x250- ha judeus que celebram as duas datas, para eles, tanto o calendário solar qto o lunar possuem sua relevância na vida judaica, assim como sua importância. Os que fazem assim, NÃO fazem duas festas de aniversario!!! Não, não eh isso. Eles simplesmente não tem problema nenhum em dizer "Hoje eh meu aniversario" o dia do aniversario gregoriano. Só isso. Se ganharem presentes, agradecem. Podem até mesmo fazer ou comprar um bolo e celebrar com amigos próximos, dizer Tehilim específicos para o dia, dar tzedaka etc... Ai quando chega o dia do aniversario hebraico, eles repetem o processo espiritual e leem mais Tehilim para esta data, dão tzedaka e dão muitas brachot (bencaos) para amigos e desconhecidos, pois esta eh uma data bem conectada ao mundo espiritual. NÃO HA PROIBICÃO NENHUMA em celebrar o aniversario gregoriano.
- ha judeus que não fazem nada, nenhum tipo de celebração no aniversario gregoriano (mas gostam da data e falam abertamente sobre ela, recebem parabéns, etc etc), mas celebram o aniversario hebraico com festa, brachot, tzedaka e Tehilim. Essa tendencia tem crescido bastante ultimamente, dizem que devido aos baalei teshuva.
Utilplast
- ha judeus que repudiam e esquecem que o calendário gregoriano existe e falam/celebram somente o aniversario hebraico.
- e....ha a MINORIA muito pequenina de judeus que nao celebram nem um, nem outro. Não ha presentes, nem bolo, nem absolutamente NADA que lembre festa, pois para eles, aniversários jamais devem ser comemorados. São datas em que nos aproximamos da morte e devemos apenas rezar e dizer Tehilim... sim... eh uma visão radical... porem, existe.
COMO CELEBRAR?
O que fazer exatamente?
CRIANÇAS
Festa infantil eh para CRIANÇAS! Na cultura brasileira, os pais convidam seus próprios amigos para festas infantis e de repente, pode-se ver mais adultos que crianças nas festas de aniversario dos pequenos hahahahha Mas no resto do mundo, assim como na cultura judaica, em festas infantis, o foco eh convidar crianças.
Ai, tudo segue como de praxe, com bolo, refri, baloes, enfeites, presentes, jogos, MUSICA CASHER (cara... pelamor... vigie o que seus filhos ouvem), etc etc etc Obs aqui do Site Commaosdeseda "Não se sopra velas em algumas comunidades isso tem na postagem completa la no site Vida prática judaica".
UtilplastEu vejo em comunidades judaicas ortodoxas muitas festas para crianças pequenas... mas qdo elas começam a completar 10, 11 anos... então as festas perdem o ar de "oba-oba" e se tornam mais reuniões e jantares em família ou uma festinha para amigos beeeeeeeeeem próximos do(a) aniversariante, coisa com poucas crianças, um bolo, jogos ou um projeto de artesanato (bem popular por essas bandas)... e obviamente o mais importante: os pais explicam para o(a) aniversariante o conceito desta data especial no Judaísmo, os estimulam a fazer tzedaka, se a criança eh mais madura, leem Tehilim... enfim... o importante eh deixar a criança saber que ha um sentido espiritual na data.
Ah, já ia esquecendo: sim, canta-se "Parabéns pra vc, nessa data querida..."
BAR E BAT MITZVA
Ai o tamanho da festa varia da hashkafa (percepção religiosa) e orcamento dos pais. Ha bar/bat mitzvas gigantescos, e ha os menores. São os pais que escolhem o que fazer.
Quanto aos presentes, eles podem ser em forma de brinquedos, artigos religiosos ou dinheiro. O convidado escolhe como melhor presentear.
Eu dou meu kol hakavod para adolescentes que pegam o dinheiro que receberam e decidem doa-lo para alguma instituição de caridade. Eh raro, mas... ha teens que possuem este nivel de maturidade.

Gostou? Peça um orçamento desse produto agora!


""❤️Quem abriu essa página também visitou!

Aniversário no Judaísmo

Cultura

Judaismo

Recentes


Deixe seu comentário abaixo!

0 comments: