Como Surgiu o dia das Bruxas? Halloween

A lei da arte Mais informações!
Compartilhar: 💚

Quero fazer um Orçamento pelo whatsapp agora!"

    Halloween significa “All Hallow’s eve”, palavra que vem do Inglês Antigo e que significa “véspera de todos os santos”. A festividade tinha sua origem na tradição celta, e ao longo dos séculos e a expansão do cristianismo na Europa, a vigília do 1 de novembro adquiriu um significado religioso. Ou seja vespera da vigilia dos dia de Finados. "Dia de todos os santos"

   Entre os celtas, antigos habitantes da Europa Oriental, Ocidental e parte da Ásia Menor, habitavam os druidas, sacerdotes pagãos adoradores das árvores, especialmente do carvalho. Eles acreditavam na imortalidade da alma, da qual diziam que entrava em outro indivíduo ao abandonar o corpo; mas, no dia 31 de outubro voltava ao seu antigo lar para pedir comida aos seus moradores, que estavam obrigados a armazenar para ela.


    O ano celta terminava nesta data que coincide com o outono, cuja característica principal é a queda das folhas. Para eles significava o fim da morte ou o início de uma nova vida. Este ensinamento se propagou através dos anos junto com a adoração ao seu deus, o “senhor da morte” ou “Samagin”, ao qual neste mesmo dia invocavam para consulta-lo sobre o futuro, a saúde, a prosperidade, a morte…

Como um cultura foi demonizada?

     A igreja "da idade média" produzia nas pessoas um aversão com relação as outras culturas, e mesmo assimilando costumes para ter mais adeptos essa aversão propôs perseguições e fez surgir mitos, como o Libelo de sangue entre outros, e hoje vamos falar do Halloween que também surgiu nessa época.
    Sendo na Irlanda Céltica o dia 31 de outubro inicio do verão, e na Igreja católica dia 01 de novembro o Dia de todos os santos surgiu o
nome "All Hallows' Even" e depois como toda a palavra usada sofre desgaste passou a se chamar "Hallowe'e" depois "Halloween"

Como os costumes como abobora, bruxas, morto vivos e etc do Halloween se formaram?

Os mortos vivos

   Uma lenda da cultura Céltica falava que no fim do seu verão ( Que era o fim de ano) os vivos que morreram naquele ano voltariam atras dos corpos dos vivos, para voltarem a vida, ai você para para pensar. Mas como assim voltavam mesmo? Claro que não, elas se referiam a lembranças que aflingia os vivos, imagine! "No fim de ano sempre fazemos uma retrospectiva do ano lembrando de muita scoisas que passamos" lembramos de nossos mortos também e a saudade bate seria mais ou menos isso' a lembrança vem ao nosso encontro e isso inclui tudo que se passou durante o ano. Lembrem-se os povos antigos pensavam de forma semelhante a nossa, mas se expressavam de maneira bem diferente seja em lingua, cultura e tecnologia. E para afastarem essas lembranças e tormentos se fantasiavam  para embutir em seu pensamento que não seriam reconhecidos pelas almas dos mortos, ou seja para afastar essas lembranças na brincadeira, ou se esconder de um sentimento de sofrimento e perda . (Fontes:studos étnicos)
   Hoje quando pensamos em Halloween lembramos logo dos Estados Unidos, porém essa festa foi introduzida pelos Irlandeses em 1840 e passou a ser conhecido como FESTA DAS BRUXAS desde então, ou seja não surgiu lá nos Estados unidos.

Os doces e travessuras

     Na Europa no dia das Almas (aqui no Brasil de finados) os cristãos iam de vila em vila pedindo bolo para as almas "Um pão quadrado com doce de groselha" em troca o pedinte fazia uma oração ao morto do doador, que ajudava o falecido subir ao céu. 

A Abobora

     Foi originado pelo conto de Jack O'Lantern (Jack da Lanterna) um conto de um Irlandês cristão, alcoolátra, grosseiro que plantava nabos e que dia 31 de outubro delirante em sua bebedeira viu o diabo buscar sua alma. Mesmo bêbedo pegou a cruz como arma e ameaçou o diabo, o derrotou e consertou sua vida, mas logo depois voltou a beber, morreu, não foi aceito pelo céu e foi para o inferno, onde o diabo ainda desconfiado com o mesmo o jogou ao limbo e tendo pena do mesmo joga uma brasa nos nabos para iluminar seu caminho eterno. Observe que na Irlanda era o nabo, nos Estados unidos passou a ser a abobora por ser mais abundante, e por poder comercial que os EUA tem propagou no mundo todo a ideia da Abobora.

As Bruxas

     Muitas culturas até hoje tem suas festas relacionadas as estações do ano "Festas da colheita, da Primavera, do Solsticial de verão entre outras" . A colonização dos Estado Unidos e paises do ocidente, trouxe  muitos povos diferentes, alguns ainda fazia suas festas tradicionais das estações e outros costumes escondidas entre famílias, ou vilarejos escondidos dos olhos da inquisição que pairava para aqueles que faziam ações que não tinham apoio da igreja, e esses eram criminalizados  perseguidos, mortos e chamados de bruxos. Dai todos aquele mitos conhecidos até hoje com relação as mulheres e homens bruxos não passavam de difamação feitas pela igreja para coagir a população.

Gostaram de saber sobre essas curiosidades? Deixem um comentário, compartilhem com os amigos!


Gostou? Peça um orçamento desse produto agora!


""❤️Quem abriu essa página também visitou!

Bruxas

Dia das bruxas

Halloween

Postagens

Recentes


Deixe seu comentário abaixo!

39 comments:

  1. O melhor do post foi a bruxinha feita por vc <3 amooo
    Mais uma vez vc trazendo um pouco sobre história e cultura, essa é minha preferida pois amo halloween <3

    ResponderExcluir
  2. Acho legal o halloween mais nunca cheguei a participar de nenhuma festa , gostei de saber um pouco mais sobre o haloween .... acho legal que na europa é uma tradição que eles seguem fielmente , as peças já se preparam , comprando doces para as crianças e elas saem todas nas ruas com fantasias e sacolinhas , acho muito bacana.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia deste dados históricos, interessante saber. As crianças adoram esta comemoração, se divertem!

    ResponderExcluir
  4. já participei de algumas festas Halloweem, mas as da europa deve de serem muito legais e diferentes, tem alguns seriados que mostra como são as festas, mas saiba que muitas coisas eu não sabia dessas historia, agora vou querer saber quem é Jack da Lanterna sério eu não sei, vou pesquisar por ai. adorei o post beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer a história por tras do Halloween, não sabia de nada disso... rssrsrs

    ResponderExcluir
  6. Aii menina acho super legal essa cultura, e super diferente do que a gente costuma ver, adorei seu post super interessante saber mais um pouquinho sobre o Halloween. Eu também quando se falava disso, pensava logo nos Estados Unidos, foi bom saber que não é de la que tudo começou. Um Beijo :*

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto de halloween :x sorry .. mas seu trabalho é lindo
    beijos
    jeeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto Jessica! a ideia de festejar algo que sua origem também equivale a perseguição da inquisição, e queima de alguns de meus ancestrais não me encanta. Mas, devemos conhecer de coisas mesmo sem gostar delas.

      Excluir
  8. Adoro saber de novas culturas, você sempre nos presenteando com conhecimento geral!
    Bjus e um ótimo final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  9. nossa a historia do halloween é muito boa e interessante, eu amei saber mais

    ResponderExcluir
  10. Oi amada que legal! obrigado por me encinar mais sobre Halloween! parabéns pelo tema! beijinhosssssssssssss

    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adoro essas decoraçoes de haloween, fazer isso em casa é garantir a alegria da criançada!!

    ResponderExcluir
  12. Hoje tivemos duas postagens com esse tema. Um poder dominante sempre quer anular manifestações culturais dos povos dominados. Pessoalmente não gosto do culto a morte mas precisamos respeitar porque Deus disse que não é por força nem por violênciam mas pelo espírito Dele.
    Ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não curto Sandra o culto aos mortos na forma em que isso tudo realmente se transformou no imaginário contemporâneo popular de muitas nações.
      mas por mais irônico que possa ser, tudo isso foi causada pela própria instituição "santa da época na idade media" que revindicou que simples comemorações de estações do ano seriam coisas demoniacas ou que cultuavam os mortos, coisa que apenas a igreja via, tipo porque uma simples lembrança dos mortos foi interpretado pela igreja como fosse culto aos mortos, nós mesmo nos lembramos de nossos mortos assim como eles, e vemos que isso não é cultuar os mortos. Porque as festividades da estação do ano como festa da primavera era coisa de satan rsrsrsr. No fim das contas a propria igreja medieval deu vida a coisa demoniaca que não existia, lançou esses dias no calendario e estão ai até hoje, e isso impregnou-se na sociedade dos paises cristãos e o que era lembrança se tranformou em culto mesmo, comemorações passaram memso aserem pagãs como a igrea do medieco denominou. Afinal de contas nós nos lembramos de nossos ente querido mortos e amamos a primavera rsrsrsr. É tudo uma questão de auteridade ver o outro sem conhece-lo, falar e pensar no outro sem conhece-lo, ou atribuir ao outro algo que na realidade não é.... Ainda bem que a igreja catolica de hoje parecer ser bem diferente do medievol. Bjocas Lindona!

      Excluir
  13. Essa é uma festa que chama muita atenção e adeptos dela, mesmo sendo uma cultura de outro país o brasileiro tem muita afeição e carinho por essa tradição, embora não custumamos a comemorar com festas e trocas de doces, pq aqui tem tb um São Cosme e Damião que atraem muitas crianças, mas sem essa pegada de mortos vivos e tal, eu acho interessante a cultura americana. bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem com vc?
    Eu já tinha lido esse texto,não tão bem expricadinho como esse,acho que cortaram alguns trechos. Mas é sempre bom ler de novo,agente fica sabendo a origem dessa tal festa Halloween,festa essa que nós cristões não participamos, até porque a pouco tempo que começaram a falar dessa festa aqui no Brasil.Eu espero que continue assim,sem muitos adeptos.
    Bjsss e até o próximo post.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom saber mais sobre essa cultura,as vezes pecamos por que não sabemos de como aconteceu ou iniciou, gostei muito de saber ,bjs
    PEDACINHOS DE RETALHOS

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por compartilhar conosco essas informações, tb sabia da relação da Irlanda com o Halloween. Adoro o "trick or treating" e vejo em fotos de amigos muitas decorações com a famosa abóbora da américa do norte! rs! Abraços

    ResponderExcluir
  17. Interessante a história do Halloween, não sou muito fã dessa festa, é uma festa um pouco desconhecida aqui no Brasil, mais essa festa tem tudo pra ser um sucesso aqui no Brasil. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Gostei de saber mais sobre o Halloveen porque não é do nosso folclore, portanto ainda não se sabe muito suas origens. gosto do assunto bruxas e comecei a trilogia do livro Bruxa da meia noite, maravilhoso!!! bjs

    http://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Acho muito bom quando falam do verdadeiro significado do halloween.
    Www.blogrosasdeseda.blopost.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nossa lendo seu post vi que eu não sabia nada de dia das bruxas.
    Eu sempre imaginei que tivesse vindo dos estados unidos.
    Há adorei a bruxinha, é a mais linda e fofa que já vi.
    Parabéns pelo blog e pelo post.

    ResponderExcluir
  21. Halloween é uma festa que não me atrai muito, pois sou medrosa e tenho medo dessas fantasias de monstros... mas a história é interessante...
    e a meninada adoraaaaamm.
    Beijos
    http://criandoarteemeva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Parabens pelo seu post midian, esta epoca as pessoas tem oportunidade de desenvolverem diversos looks pra essa data, seu post esclarece duvidas de como surgiu e de onde veio. parabens bjs

    ResponderExcluir
  23. Amo Halloween.. apesar que no Brasil ñ é comemorando como nos Estados Unidos.. E acho to fofo o povo falar balas ou travessuras.. adorei vc contar a história do Hhalloween.. bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  24. Muito bom conhecer a história do Halloween!essa bruxinha é muito fofa,amei"parabéns". Vim me desculpar com você por não ter comentado através do super comentários,sempre olho com muito carinho todos os links,comento e em seguida curto.um descuido meu. Tenha uma semana abençoada! bjsss!!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não curto muito o halloween, mas seu post está excelente, com detalhes interessantes que me tiraram algumas dúvida, não poderia passar despercebido aquela bruxinha RS... Linda!!

    www fikesperta com

    ResponderExcluir
  26. Uma pena aqui no Brasil não ser tão forte essa cultura né... Adoro Halloween!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  27. Olaaaa querida!!
    vim conhecer seu cantinho e ameiii!!!
    Muitooooo obrigado pelas suas dicas, vc é uma amor!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  28. Eu nunca comemorei halloween, mas adoro saber as origens das coisas. Eu nao curto a essência historica nem o culto a bruxas, mortos etc. Mas eu acho uma festa legal pra se fantadiar e brincar com toda leveza do mundo. Eu gosto de ver a criatividade do pessoal. Gostei desse post, bjo

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  29. Sou apaixonada pelo halloween acho tao ruim aqui no brasil nao se comemorar haha
    mas eu e minhas amigas sempre nos reunimos e fazems nossa festa

    ResponderExcluir
  30. A sua postagem do hallowen está muito boa....quando era criança brincava muito com as gosturas e travessuras.....fazia mesmo travessuras.....agora tudo está diferente, perdeu o significado.....talvez,porque crescemos e temos vergonha de brincar.....beijinhos e mais uma vez desculpe.... www.divalikealady.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Muito bom conhecer um pouco mais da história do Halloween! Queria que aqui no Brasil fosse uma data mais celebrada como nos EUA!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  32. Não sabia da origem sobre esse dia, indiferentemente das origens, eu não gosto. Achei seu post interessante.
    Bj

    ResponderExcluir
  33. Adorei o post e saber mais do significado do Halloween
    BJKS

    ResponderExcluir
  34. muito boa a historia mas eu ja tinha pesquisado sobre esta cultura
    e é muito interessante mesmo
    tem muitas pessoas apenas comemoram e nem sabem o que é ou o que significa
    a unica coisa que gosto da data é apenas a variedade de maquiagem que podemos variar
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Eu acho fascinante a história do Halloween 🎃
    Não verdade eu amo história em geral!!!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  36. Nossa que post bacana, bem legal saber sobre as histórias de Halloween! Eu amo! Sou super curiosa pra essas coisas! Beijos

    ResponderExcluir