Visualizações

Navigation

Dieta sem glúten é mesmo necessária?


Conheça os riscos para saúde de adotar esse tipo de dieta sem seguir a orientação médica
                          Google imagens
     O que muito se fala na internet é a famosa dieta que elimina o glúten, principalmente entre as celebridades. O trigo, a cevada e outros alimentos tornaram-se vilões de quem quer perder peso. Mas será que isso é realmente verídico de acordo com especialistas em nutrição? Vale lembrar de que a dieta livre de glúten é necessária em casos de doença celíaca, embora atinja apenas 1% da população.

     Por outro lado nutricionistas alertam que boa parte das pessoas que adotam a dieta livre de glúten não é devido ao tratamento de doenças celíacas, mas sim para emagrecer. Nesse caso é realmente necessário e eficaz esse tipo de restrição? Vamos saber quais os motivos que tornam a dieta livre de glúten desnecessária para quem deseja perder peso. Confira:
As chances de perder peso não são garantidas
     Especialistas em nutrição explicam que alimentos que não possuem glúten não são sinônimos de que necessariamente não são ricos em calorias. Na maioria dos casos esses alimentos produzidos pela indústria são compostos por mais gorduras, sódio e açúcar para garantir o sabor e também a textura, pois o trigo é retirado.
Bolsas personalizadas para
festas a partir de 6,50R$ visitem-nos
     A dica quando o objetivo é emagrecer ou optar por dieta saudável é diminuir no consumo do trigo e derivados, mas não necessariamente eliminar todos os alimentos com glúten da dieta.  Investir numa alimentação rica em fibras, como frutas, verduras e carnes magras é essencial e eficiente para esse propósito.
Os alimentos sem glúten são mais caros
    Produtos sem glúten vendidos nos supermercados, como massas, biscoitos e afins custam o dobro do preço dos comuns. Os alimentos costumam sim custar mais devido a composição possuir grãos específicos que necessitam de procedimentos especiais na produção.
    A indústria de venda de alimentos sem glúten vem crescendo a cada dia. Portanto é importante rever essa opção de dieta. Será que é realmente importante para a sua saúde? Ou seria mais uma jogada de marketing para garantir consumidores?
                                                                                  Google imagens
Dificulta o trânsito intestinal
    Pesquisa divulgada no Journal of Nutrition aponta que na população americana o consumo de fibras entre 90% dos habitantes é menor do que o recomendado. Nesse caso a dieta livre de glúten dificulta ainda mais as funções do intestino.
   Consumir fontes de fibras (25g entre as mulheres e 38g entre os homens) é mais importante e saudável do que eliminar os alimentos com glúten de acordo com nutricionistas. O pouco consumo de fibras é responsável por desenvolver inflamações, dores e irritações no estômago.
Aumenta as chances de fraqueza e fadiga
    Eliminar o glúten da dieta, como já dito, é importante entre portadores de doenças celíacas. Nesses casos os médicos especialistas orientam o paciente a substituir as substâncias prejudiciais, por outros alimentos com valor nutricional correspondente.
    Quanto às pessoas que decidem por conta própria adotar essa dieta por objetivos estéticos podem eliminar outros nutrientes importantes para a saúde, como: ferro, fibras, ácido fólico, zinco e vitamina D. A deficiência desses nutrientes causam fadiga, fraqueza e até queda dos cabelos.

Juliana Rodrigues
Jornalista-Sare Drogarias
http://www.saredrogarias.com.br/
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia, Empresária, amo Historia , Antropologia, Etnobiologia, Genética, Animes e sempre estou em busca constante ao Conhecimento  - e  Artesã por paixão
Share
Banner

Midian Ferreira

Olá! Me chamo Midian, sou administradora do Blog e Empresa de Artesanato Com mãos de seda MEI! Além de artesan e empresária sou Bióloga formada, Editora eletrônica de livros ebook e editora HTML. Amo tudo no mundo da Arte, da História, da Biologia, da linguagem eletrônica, da religiosidade, de jogos e tudo que me faz um Mundo melhor!

Post A Comment:

30 comments:

  1. Ótima dica eu não sabia que não comer alimentos com glúten poderia causar fadigas ,fraqueza e até queda capilar,caso não coma alguma limento que substitua as perdas de nutrientes.

    www.estilosamorena.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ótimo post amiga!
    Sou totalmente contra essas dietas que eliminam algo...só entendo qdo é necessário para se ter saúde, algo faça mal a pessoa...
    Pois o melhor sempre é uma alimentação balanceada...e sempre orientada por um profissional sempre que possível!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. nossa otima dica, eu não quero fazer dieta nunca na vida, mais amei tudo o que você falou.

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. amei as dicas, realmente os valores são bem alto, comparado aos com glúten, av=cho que o melhor é uma dieta equilibrada, tudo que é de mais faz mal.
    beijos

    Cris Artigos Femininos
    Canal

    ResponderExcluir
  5. Não consigo ser radical assim, mas quando
    diminuo glutem a barriga diminui

    beijos

    Mari do Like a Make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não tinha pesquisado sobre o assunto
    pois só penso nessa dieta para cuidados médicos
    para quem realmente não pode comer
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post informativo, muitos fazem dieta de qualquer jeito porque viu na mídia,é sempre bom e importante a orientação de um medico, não se pode fazer uma dieta de qualquer jeito, dieta tem que ser feita de uma forma saudável, com alimentos saudáveis, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ótimo post
    Sou tambem totalmente contra essas dietas que eliminam algo...só entendo qdo é necessário para se ter saúde, algo faça mal a pessoa.
    bjos
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI DO POSTE,EU NÃO FAÇO DIETA MAIS MINHA ALIMENTAÇÃO É SAUDAVEL,PROCURO COMER CORRETAMENTE BEM,PARABÉNS PELO POSTE BEIJOS

    ResponderExcluir
  10. Já imaginava isso, pq tudo que é consumido ou deixa de consumir em exagero nos prejudica de algum forma, principalmente quando deixamos de ingerir algum nutriente por organismo, achei teu post muito legal, nos informando esses cuidados. bjs

    ResponderExcluir
  11. otima dica agora to na super dieta já ouviu falar em biomassa de banana verde rsrs to nessa

    ResponderExcluir
  12. Minha nutri me falou que uma dieta sem glúten é necessária apenas para as pessoas com doença celiaca ou intolerância.

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou do tipo que segue dietas sem orientação médica, pois respeito muito meu corpo e minha saúde, não faço tudo perfeito, mas evito modismos.
    Teu post é um grande alerta Midian parabéns!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  14. Realmente qualquer dieta deve ser prescrita por um médico ou por um nutricionista. Sendo que antes de ser prescrita devem ser feitos exames, qualquer coisa feita fora desses padrões representa um risco muito grande para a saúde e todo alerta é válido. Parabéns pelo post. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Acho que toda dieta que tem que tirar um grupo de alimentos deve ser orientada. Afinal todos são necessários. Ótima postagem essa!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, como muitas dicas legais e muita coisa que eu não tinha conhecimento. bjuss


    www.kamilatchara.com.br

    ResponderExcluir
  17. Interessante, nunca imaginei que seria possível
    gostei de saber
    bjs

    ResponderExcluir
  18. esta dieta parece ser muito boa, mas acredito que tudo em excesso faz mau, e dar uma cortada no glutem tambem pode ser bom
    como preciso perder uns kilinhos
    acho que vou tentar fazer ela para ver se da certo não custa tentar né
    adorei conhecer mais sobre esta dieta
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Não sabia disso, não gosto da idéia de tirar coisas com a dieta

    ResponderExcluir
  20. Muita gente fazendo essa dieta, sem ter noção dos prós e contras...
    Eu mesmo estava pensando...
    Bom ler uma matéria tão completa e esclarecedora!
    Gostei!

    ResponderExcluir
  21. São dicas importantes, sem dúvida e ter uma forcinha de vontade junto acredito que o resultado possa ser mais rápido

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  22. Que novidade, pelo menos pra mim, ainda não tinha escutado falar dessa dieta e a quantidade de informação no seu post é surpreendente. Não sou muito chegada a dieta mas conheço umas amigas que só vivem de dieta, vou não sei quais elas fazem mas vou mostrar isso aqui pra elas, mt importante

    ResponderExcluir
  23. Boas informações, meu organismo funciona bem devagar e sofro com isso. Deixar de consumir algo que precisamos é realmente desastroso.

    ResponderExcluir
  24. Seu post está perfeito, realmente os alimentos sem glúten tem mais açúcar e gordura.
    Eu estou sem comer glúten porque tenho doença celíaca, mas é horrível deixar de comer alimentos sem glúten de repente.
    Sinto muita falta de alimentos normais, e essa ansiedade me faz comer mais.
    Não conseguir emagrecer uma grama, ao contrario acho que até engordei.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post bem explicadinho, em casa a minha mãe não pode com glutén mais porque ela é celiaca e a alergia é bem feia se ela ingere gluten

    ResponderExcluir
  26. Oi more td bem? nossa q tudo esse post hein arrasou, tinha coisas q eu nao sabia, muito obg pelas dicas bjs

    ResponderExcluir
  27. Oii. Tudo bem?
    Nossa quanta coisa eu não sabia.
    Nunca consigo seguir uma dieta mais de uma semana kkkk.
    Amei o post ficou otimo.
    Bjs Mary ♥♡♥♡♥♡♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bem? Confesso que não sabia que só quem podia fazer essa dieta eram pessoas que realmente tem algum problema. No início do ano comecei uma reeducação alimentar e cortei glúten, açúcar, entre outras coisinhas e isso me ajudou bastante a emagrecer. Nunca pensei que causava fraqueza ou outras coisas do tipo, vou começar a cuidar e prestar atenção. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  29. Ótimo post muito esclarecedor já faz um tempo que parei de comer pão as vezes sinto falta beijos :) http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir